Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Sexta, 16 de setembro de 2011, 18h01

Atletas do basquete de MT se destacam nas Olimpíadas Escolares 2011


João Pessoa, PB - Filha caçula de um trabalhador rural aposentado por invalidez e de uma empregada doméstica do município de Vera, que possuem ao todo seis filhos, a estudante Lohana Alcântara Bordignon de 13 anos tem sido o destaque dos esportes coletivos de Mato Grosso na segunda fase das Olimpíadas Escolares 2011. Lohana é armadora do time mato-grossense de Basquete feminino composta por alunas da Escola Municipal Ivete Lourdes, localizada em Sorriso.

Sempre concentrada e com expressão séria, Lohana comandou as vitórias da equipe mato-grossense nos dois primeiros jogos disputados na fase de classificação. Na estréia contra o time de Pernambuco, Mato Grosso venceu por 60 a 30 e no segundo jogo, disputado contra o Pará, o placar foi de 56 a 42. A estudante foi a cestinha das duas partidas com um total de 58 pontos.

“Meu maior objetivo nesse torneio é manter o Estado na categoria especial, composta pelas 12 melhores equipes do país de basquete na categoria B, para alunos de 12 a 14 anos”. Para que a meta seja alcançada basta que elas vençam o próximo compromisso contra as atletas do Rio de Janeiro. “A equipe do Rio é uma das mais fortes dessa Olimpíada vamos entrar pra ganhar, mas caso não seja possível ainda poderemos ir para as semifinais como melhor segundas colocadas dentre as três chaves do torneio, além de alcançarmos o objetivo poderemos lutar por medalhas”, explicou.

SUPERAÇÃO

Para chegar as Olimpíadas que este ano está sendo realizada desde o dia oito deste mês, em João Pessoa (PB), Lohana teve de percorrer um longo caminho e enfrentar muitas dificuldades. Primeiro a mudança da casa dos pais para poder treinar e segundo as limitações financeiras para se manter em Sorriso.

Ela conta que começou a jogar basquete aos 09 anos de idade por orientação de um professor de educação Física da Escola onde morava. Porém para dar continuidade nos treinamentos teve de se mudar para Nova Mutum em função da transferência desse profissional para a unidade Municipal.

“Fiquei sete meses em Mutum e recebi uma proposta para estudar e treinar na Escola Ivete Lourdes em Sorriso, e mais uma vez tive de me mudar em busca do que é melhor pra mim dentro do basquete. Estou a um ano no município e dois anos morando longe de meus familiares. Hoje vivo em uma pensão e recebo uma bolsa de R$ 50 da prefeitura. Meus pais me ajudam, mas eles não podem contribuir com muito”, disse.

FUTURO

Para o professor e treinador da equipe de basquete do Estado, Fernando Souza além do potencial técnico, Lohana é solidária com as parceiras e contribuiu para a melhoria do jogo das atletas da Escola. “Ela ainda é ótima aluna. Estuda pela manhã e mantém uma rigorosa rotina de treinos que são realizados de segunda a sábado à tarde”.

Souza ainda informa que a aluna tem grandes possibilidades de ser convocada para disputar os compromissos internacionais da seleção brasileira sub 15, neste ano. Outro atleta de Mato Grosso que tem se destacado nesta edição das Olimpíadas é Juan Carlo Silva, de 14 anos, aluno da Escola Estadual Irene Gomes, localizada em Várzea Grande.

O estudante integra há quatro anos o time de basquete da escola. Nesse período já conquistou três vezes os Jogos Estaduais Escolares e participa da sua terceira Olimpíada. Em João Pessoa, Juan Silva afirma ter como principal objetivo o retorno do Estado para a categoria especial.

“Perdemos o primeiro jogo para Tocantins por falta de atenção, mas nos recuperamos e vencemos o Amapá. Caímos em 2010 para a primeira divisão, mas vamos com tudo para tentar ficar entre os quatro melhores para voltar em 2012 à categoria especial”, finalizou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114