Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 11 de fevereiro de 2017, 08h35

Telessaúde Mato Grosso lança novo serviço para a população


Através de tecnologias de informação e comunicação, o novo serviço de telediagnóstico – o Tele-estomatologia, que passou a funcionar na quarta-feira (08), vai auxiliar os profissionais cirurgiões-dentistas e médicos de todo o Estado no diagnóstico de doenças que comprometem a cavidade bucal. O apoio técnico assistencial (teleconsultoria, vídeo conferência e telediagnóstico) para os profissionais de saúde, que trabalham nos 141 municípios mato-grossenses, vai evitar que pacientes do interior tenham que se deslocar para a Capital em busca de atendimento especializado.

A chefe da Unidade e-Saúde do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), Maria Conceição da Encarnação Villa, ressalta a importância da inclusão dessa especialidade no serviço. “Cirurgiões dentistas e médicos das Unidades Básica de Saúde do Estado poderão contar com o apoio de especialistas para o diagnóstico precoce das lesões de boca, qualificando a atenção à saúde prestada à população”.
Mantido por meio de uma parceria entre o HUJM e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Telessaúde é uma importante ferramenta de apoio técnico assistencial, que aumenta a capacidade de resolução de problemas de saúde pelas equipes de saúde que atuam na Atenção Básica e contribui para a garantia da integralidade do cuidado, ao favorecer o encaminhamento de casos que precisem de cuidados de outros níveis da atenção.

O Tele-estomatologia (telediagnóstico em estomatologia) é o mais novo serviço ofertado pelo Núcleo TelessaúdeMT. A cirurgiã dentista especialista em estomatologia, Professora Doutora Diurianne Caroline Campos França, explica que a rápida identificação de lesões bucais pode qualificar ou evitar encaminhamentos para especialistas. O diagnóstico precoce dessas lesões, em especial das lesões potencialmente malignas é de fundamental importância para o paciente, pois previne os tratamentos mutiladores e o prognóstico desfavorável de neoplasias malignas em estágios mais avançados.

O cirurgião dentista, que faz parte do Programa de Fissuras Labiopalatinas do HUJM, Bruno Augusto de Barros, também contribui com a teleconsultoria. Na Odontologia, o diagnóstico e tratamento de lesões da região bucomaxilofacial é partilhado por diferentes especialistas: estomatologista (diagnóstico/tratamento clínico), radiologista (diagnóstico por imagens), patologista bucal (diagnóstico histopatológico) e o cirurgião bucomaxilofacial. Particularmente nos casos de maior complexidade diagnóstica/terapêutica, a troca de informações entre esses especialistas é fundamental. Porém, o Estado de Mato Grosso ainda é carente dessas especialidades.
Telessaude

As atividades do Telessaúde MT iniciaram em julho de 2013, sendo que o Núcleo Técnico Científico Telessaúde MT está instituído no HUJM desde janeiro de 2015. Durante esse período já foram realizadas 3.135 teleconsultorias, e destas 93 teleconsultorias em odontologia, o que representa 3% do total. Atualmente há 340 cirurgiões-dentistas cadastrados na plataforma do telessaúde, que atuam nas Unidades Básicas de saúde de 108 municípios.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114