Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quinta, 30 de março de 2017, 15h26

Dois grandes Neurocientistas participam de evento na Capital


,

Cuiabá irá receber, nesta sexta-feira (31), dois brasileiros que fazem parte de um seleto grupo de excelência da medicina global: os neurocientistas Antonio Afonso Ferreira de Salles e Alessandra Gorgulho, ambos professores da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Com técnicas reverenciadas e adotadas por diversos países, os profissionais participam do "1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso", que acontece no Hotel Gran Odara.

 

Se na década de 1960 o grande desafio da medicina era o coração, hoje a aventura é desvendar o cérebro. Inventor do marcapasso cerebral que revolucionou o tratamento da obesidade e do mal de Alzheimer, o doutor paranaense Salles já tratou cirurgicamente mais de 1.000 pacientes com doenças funcionais do cérebro e mais de 8.000 pacientes com tumores cerebrais ou da coluna. Isto, ao utilizar as mais avançadas técnicas de cirurgia, radioterapia e imagem durante seus 30 anos de neurocirurgia acadêmica.

 

Salles é chefe da seção de Cirurgia Estereotáxica e co-diretor do programa de Radiocirurgia Estereotáxica na UCLA School of Medicine; co-diretor do Programa de Cirurgia de Epilepsia no West Los Angeles Veterano Hospital Administration; chefe adjunto de Neurocirurgia para o West Los Angeles Veterans Administration Medical Center no Wadsworth; membro do Grupo de Tratamento da Dor da UCLA School of Medicine; e professor nos Departamentos de Neurocirurgia e Radiation Oncology na UCLA School of Medicine desde 1990.

 

Enquanto que, com especialização em dor crônica e desordens do movimento, Alessandra Gorgulho já participou de mais de 250 implantes de eletrodos profundos para tratamento de doença de Parkinson, tremor, distorina e distúrbios do comportamento. Gorgulho é instrutora em Neurocirurgia na University of California, professora assistente adjunta na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) e chefe clínica e científica no HCor Neurociência.

 

Especialista em todas as técnicas existentes para o tratamento de Neuralgia do Trigemio, a neurocientista é reconhecida mundialmente por seu trabalho na área – em que utiliza seu conhecimento do sistema trigeminal para suas pesquisas de base, incluindo implante de marcapasso cerebral para tratamento da obesidade mórbida e depressão tendo como base a Neuromodulação.

 

"Grande parte do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de aceleradores lineares em radiocirurgia foi realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde ambos atuam. Estes profissionais, com certeza, irão agregar muito conhecimento aos participantes do evento", ressalta o coordenador de neurocirurgia do Hospital Santa Rosa, Jony Soares Ramos.

 

SIMPÓSIO – O "1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso" é promovido pelo Santa Rosa Onco, do Grupo Santa Rosa, em parceria com a Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso, e irá reunir especialistas no assunto e convidados especiais para abordar os novos rumos e avanços na área – propiciando um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais.

 

A Radiocirurgia Esterotáxica é uma tecnologia que permite a liberação de altas doses de radiação à uma região localizada do cérebro, com grande precisão e segurança, sem cortes ou sedação, em uma única fração de tratamento ou em poucas frações em geral, menos de cinco. A utilização do método aumenta a segurança e a eficiência no tratamento de tumores, ampliando suas possibilidades de uso em substituição à cirurgia convencional.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114