Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Quinta, 04 de maio de 2017, 12h11

MSF lança guia de fontes para facilitar a cobertura de crises humanitárias


A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) lançou hoje a publicação “Guia de Fontes em Ajuda Humanitária”, com o objetivo de estimular uma cobertura jornalística mais informada, frequente e abrangente de crises humanitárias. O evento reuniu cerca de 30 pessoas, entre jornalistas e profissionais do terceiro setor, na sede de MSF-Brasil, no Rio de Janeiro. Amanhã (04), será a vez de São Paulo receber o lançamento.

A publicação traz os contatos de organizações, agências multilaterais e órgãos governamentais atuantes no contexto humanitário, seja em campo ou em fóruns internacionais, e de pesquisadores em centros de estudos e universidades no Brasil especializados em temas relacionados à ajuda humanitária. Para Angélica Basthi, assessora de imprensa da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), o guia de fontes pode funcionar como uma espécie de serviço público, uma vez que facilita o acesso da imprensa a temas complexos e negligenciados: “Um dos maiores desafios dos jornalistas hoje em dia é obter e fornecer uma visão aprofundada sobre os temas que cobrem, e o guia é um grande facilitador nesse sentido”, disse ela.

Há também artigos que visam a elucidar as especificidades, as práticas e os dilemas da assistência emergencial, e um glossário básico de termos da ajuda humanitária e do Direito Internacional Humanitário. “É uma iniciativa muito importante, não só por fornecer aos jornalistas de forma tão simples e organizada possibilidades de melhor informar o público, como também para facilitar a integração entre organizações do terceiro setor que, muitas vezes, caminham lado a lado”, afirmou Mariana Oliveira, assessora de imprensa da Anistia Internacional.

Durante o evento de lançamento, a coordenadora de relações com a imprensa de MSF-Brasil, Claudia Antunes, ressaltou que, além da assistência médica que presta diretamente, um dos objetivos de MSF é chamar a atenção para a situação de pessoas atingidas por crises humanitárias e que precisam de ajuda para terem suas necessidades básicas atendidas. “Com o guia, queremos promover e tornar mais acessível a cobertura jornalística de contextos desse tipo, que exigem uma grande mobilização internacional para salvar vidas”, enfatiza Claudia Antunes.

O Guia de Fontes em Ajuda Humanitária também está disponível gratuitamente na versão online: http://guiadefontes.msf.org.br/ 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114