» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 10 de maio de 2017, 11h55

Crossfut, o treino funcional que melhora a força e a coordenação motora


Você já ouviu falar em crosssfut? A nova modalidade esportiva tem ganhado cada dia mais adeptos e admiradores. Para quem busca uma atividade com menor impacto, a cardiopediatra e médica do esporte infantil do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, indica este esporte.

“Muitos benefícios chamam a atenção neste treino: trabalha a coordenação, não tem grande impacto, define o corpo, é ao ar livre e ainda pode ser indicado para pessoas de todas as idades”, explica.

Diferentemente do crossfit, que é baseado em treinamentos militares e de alto impacto, o crossfut se inspirou no treino de futebol e exercícios funcionais de força muscular.

Em uma aula de cerca de uma hora, por exemplo, são realizados exercícios de resistência com deslocamentos curtos, que estimulam a capacidade motora. Além de elementos como escadas, corda naval – as mesmas usadas em embarcações - e o TRX – equipamento para treino de suspensão podendo ser preso em árvores, por exemplo.

A especialista reforça que outro ponto positivo desta atividade física é o emagrecimento. A modalidade busca aumentar a frequência cardíaca basal (em repouso) e o condicionamento físico geral, tendo como resultado imediato a elevação do gasto calórico e a perda de peso.

Silvana Vertematti destaca também a prática do exercício em grupos. “Isso privilegia a troca de experiências, motivação e autoconfiança, além de fugir da proposta de academia, em que as pessoas treinam individualmente”, avalia a médica.

A médica ressalta ainda que o fato do crossfut ser realizado ao ar livre é outro grande diferencial da modalidade. “A prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor, trazendo sensação de felicidade e calma no pós-exercício. Além disso, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de doenças, como diabetes e hipertensão”.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114