Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sexta, 12 de maio de 2017, 20h56

Centro de Radioterapia na Santa Casa de Misericórdia a um passo de ser instalado, afirma Medeiros


O senador José Medeiros (PSD-MT), durante reunião com representantes do Ministério da Saúde, ocorrida nesta quinta-feira (11.05), cobrou gestões da pasta para a implantação do Centro Público de Radioterapia, que será instalado na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. “Como resposta, nos informaram que, nos próximos dias, após algumas pendências burocráticas serem vencidas, deverá ser autorizado o início das obras de instalação do centro especializado que ajudará no tratamento de pacientes com câncer”, afirmou.

Segundo José Medeiros, já existe previsão da Santa Casa ser contemplada com investimentos do governo federal. Com a instalação desse Centro de Radioterapia, em Rondonópolis, Mato Grosso passará a contar com dois centros. O primeiro fica em Cuiabá, capital do estado. “Portanto, estamos diante de uma importante vitória da população de Rondonópolis e de toda Região Sul do estado”, comemorou.

José Medeiros foi recebido no Ministério pelo secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. “O processo de licenciamento da Santa Casa encontra-se na Comissão Nacional de Energia Nuclear deste Ministério para que possam corrigir as pendências, sendo este o último passo para a instalação, para a implantação do Serviço de Radioterapia e também para a Instalação de um Aparelho Acelerador Linear e uma braquiterapia”, afirmou o secretário.

O senador lembrou que a Santa Casa de Misericórdia faz parte dos estabelecimentos de saúde habilitados na Alta Complexidade em Oncologia, conforme Portaria 458, de 24 de fevereiro de 2017, e que ela havia sido contemplada pelo Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados da Associação de Pacientes de Oncologia de Rondonópolis (APOR), todos os meses, cerca de 600 pacientes recebem tratamento de quiometerapia e são quase 200 internações mensais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114