» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 17 de maio de 2017, 11h35

Secretaria de Saúde capacita técnicos de Vigilância em Saúde


O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) realizou a oficina “Fortalecimento das capacidades de vigilância em respostas à saúde pública”. A ideia é fortalecer o trabalho do Centro, que atua nas emergências de surtos de doenças, epidemias e desastres que podem vir a ocorrer no estado.

A Oficina foi ministrada durante dois dias por técnicos do Ministério da Saúde do Cievs Nacional, da Equipe de Respostas Rápidas as Emergências em Saúde (Epi SUS), e pelo Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências em Vigilância Sanitária (eVISA), lançado pela Anvisa em outubro de 2014.

Participaram das atividades representantes da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, bem como representantes da Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e da Saúde do Trabalhador da Pasta Estadual. Técnicos dos Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF), e do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) também estiveram presentes no evento.

De acordo com a responsável técnica pelo CIEVS, Marlene da Costa Barros, as resposta dos técnicos têm que ser oportuna e repassada à população de modo geral bem como para o Ministério da Saúde em menos de 24 horas, dependendo do caso, e esse foi justamente o objetivo da oficina.

O próximo curso de capacitação para os técnicos, inicialmente apenas do estado, está prevista para ocorrer até outubro deste ano.

Para notificação de possíveis surtos, a população pode denunciar através do 0800 647 1201 ou através do e-mail notifica@ses.mt.gov.br.

Ações desenvolvidas pelo CIEVS

Coletar informações e identificar emergências epidemiológicas, por meio de notificação telefônica, ou eletrônica ou busca de informações nos principais meios de comunicação (Clipping) ou por meio de demandas programadas resultado da avaliação e monitoramento da situação de saúde do Estado;

Analisar, monitorar, sistematizar, pesquisar e responder, de forma oportuna e de modo contínuo e sistemático as emergências em saúde;

Cooperar com as áreas técnicas da SVS/SES ou SMS na formulação de Planos de Respostas às emergências em saúde, além de monitorar e avaliar a sua implementação e execução por meio de informações epidemiológicas oportunas, dentre outras ações necessárias.

Disponibilizar as áreas técnicas da SVS/SES, estrutura física e tecnológica para a análise de situação de saúde dos programas prioritários da SVS/MS.

Monitorar e avaliar a implementação dos planos de respostas às emergências epidemiológicas, para os eventos de relevância estadual e nacional.

Estabelecer articulação interinstitucional para otimizar a resposta às emergências epidemiológicas; 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114