Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 30 de junho de 2017, 22h09

Consultório itinerante retorna à comunidade Gamaliel na segunda-feira para coleta de exames


Parte dos moradores da comunidade Gamaliel, que compareceu nesta quinta e sexta-feira (29 e 30) para o atendimento do ‘Consultório Itinerante’, dever retornar na próxima segunda-feira (03) paraa realização de exames laboratoriais. Com o objetivo de levar o atendimento onde não há abrangência da Estratégia Saúde da Família, o serviço móvel de atendimento ambulatorial que nesta ação foi composto por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um agente administrativo e um motorista, realizou nesses dois dias de atendimento, consultas, atualização do calendário de vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre a higiene bucal, entrega de kits de escovação, com escova, creme, fio dental e entrega de medicamentos.

Conforme o médico Carlos Catto, na maior parte das consultas realizadas na zona rural, as queixas são semelhantes. "Infelizmente em muitos casos os sitiantes não têm acesso aos serviços de saneamento básico e água tratada. Como esse cenário favorece a proliferação dos vermes, as doenças provenientes deles estão no ranking das queixas", frisou.

Dessa forma, para diagnosticar esse problema e outras doenças, o enfermeiro Marcelo Coelho explica que o ‘Consultório Itinerante’ que nesta visita à localidade atingiu mais de 100 atendimentos, retornará na segunda-feira (03) para realizar os exames laboratoriais. “A prática é de praxe e o projeto faz desde a coleta até a entrega dos resultados. Além disso, encaminhamos todos os casos que necessitam de acompanhamento, seja médico ou odontológico”.

O líder comunitário e atual voluntário na coordenação do projeto, Gessé Machado de Oliveira, que nesta edição ficou responsável pela mobilização das 600 famílias do Gamaliel bem como das comunidades vizinhas, contou que a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde é essencial, pois supri a necessidade de muitos moradores que sem o 'Consultório Itinerante' ficariam meses sem orientação médica. “Não temos posto de saúde fixo, por isso os moradores aproveitam para se consultarem e participarem de todas as orientações dos profissionais. Para nós, é fantástico e podemos nos tranqüilizar, pois sabemos que não estamos esquecidos pelo município”, finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114