Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 10 de julho de 2017, 05h31

Pneumologistas norte-americanos vêm ao Brasil para contribuir com a evolução da Medicina Intensiva


Primeira edição da Conferência de Medicina Intensiva - Critical Care Conference - vai proporcionar um encontro entre o criador do conceito de pressão de distensão (‘driving pressure’) - Prof. Marcelo Amato - com nomes de peso da Saúde dos EUA e Canadá que aplicam este procedimento para salvar vidas.

A ideia do 'driving pressure' consiste em reduzir as oscilações da pressão motriz inspiratória dos pulmões, o que reduz o risco de inflamação nos pulmões e influencia diretamente na queda da mortalidade entre pacientes submetidos à ventilação mecânica em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Este estudo do Prof. Marcelo Amato foi publicado em uma das revistas médicas mais importantes do mundo, a The New England Journal of Medicine (NEJM), e ‘chacoalhou’ o mundo porque mudou a forma de proteger os pulmões durante a ventilação mecânica”, explica o Dr. Eduardo Leite, coordenador da Comissão Científica de Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O Dr. Eduardo Leite ressalta também que haverá demonstrações práticas ao vivo do Laboratório Animal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP durante o evento, com coordenação de Amato e do Dr. Carlos Carvalho.

A Conferência de Medicina Intensiva acontece entre 13 a 15 de julho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com o objetivo de promover a educação continuada sobre Ventilação Mecânica, Insuficiência Respiratória Aguda e demais temas relacionados à Medicina Intensiva.

Entre os profissionais internacionais de destaque presentes no evento estão o Dr. Marc Moss e a Dra. Polly Parsons, Presidente e Presidente Eleito da American Thoracic Society (ATS), respectivamente, Dr. Taylor Thompson, professor em Harvard, o Dr. Robert Kacmarek, do Hospital de Massachusetts, entre muitos outros.

A Conferência é organizada por três grandes sociedades médicas: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), American Thoracic Society (ATS) e Asociación Latinoamericana del Tórax (ALAT).

Confira a equipe completa de palestrantes e mais informações no site: https://sbpt.org.br/criticalcare2017/.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114