Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Segunda, 10 de julho de 2017, 17h02

Com apoio do Conass, SES define ações prioritárias para a saúde nos próximos 18 meses


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio de seus gestores, iniciou nesta segunda-feira (10) um encontro com técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para elaborar um plano de ação para ser executado nos próximos 18 meses de governo. Durante dois dias, o Conass vai desenvolver um de seus projetos de apoio às secretarias, focado na área de Reestruturação Gerencial da secretaria.

Os trabalhos de capacitação com a SES, por meio do Conass, foram iniciados no final de junho, durante dois com a realização de oficinas e que prosseguem agora com a discussão de temas importantes por meio de grupos de trabalho do qual participam secretários-adjuntos, diretores, superintendentes, coordenadores e assessores da SES.

Na abertura dos trabalhos, o coordenador técnico do Conass, René dos Santos, explicou que uma das missões do conselho é apoiar as secretarias por meio de programas que envolvem também a Cooperação Internacional para a busca de recursos; a Comunicação; e também a Disseminação de Conhecimento. A entidade, que congrega todas as secretarias estaduais de Saúde, também produz livros técnicos e informativos sobre a saúde.

A assessora técnica do NGER (Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados), Luceni Grassi de Oliveira, fez uma exposição do planejamento estratégico no qual foram elencados algumas dificuldades encontradas em determinadas áreas. “Nós temos a estratégia e o que precisamos é de apoio para implementá-la e o Conass irá nos ajudar para avançarmos ainda mais”, afirmou.

Os temas que serão debatidos nestes dois dias de oficina são nas áreas de Administração Pública (que inclui a gestão das unidades próprias da SES); o Planejamento do SUS (Sistema Único de Saúde); a Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; e o Fundo Estadual de Saúde e Execução Orçamentária e Financeira. Após as apresentações, no final da manhã os participantes foram distribuidos em quatro grupos que irão trabalhar na identificação dos problemas em cada uma dessas áreas.

Para a Secretária-adjunta de Administração Sistêmica, Florinda Lafaete, são válidas as discussões sobre o Fundo Estadual de Saúde durante as reuniões de trabalho.

"Vivemos o momento para os ajustes de equilíbrio da receita e despesa por meio de controles e definição de parâmetros que possam melhorar a oferta e produção de serviços de saúde com ações de qualidade e eficácia dos valores investidos no Sistema Único de Saúde", explicou.

“A priorização dos problemas vai ser do grupo, que deve apontar o que será possível fazer em um ano e meio de governo”, orientou o coordenador René Santos. No final do dia, cada grupo, por meio de um relator, irá definir quais são as prioridades por área. Os grupos estão sendo coordenados por Santos e também pelas técnicas do Conass Viviane Rocha de Luís, Tereza Cristina Amaral e Carla Ulhoa.

Nesta terça-feira (11) os trabalhos continuam com a apresentação dos problemas levantados e também com a elaboração de uma matriz que vai dizer quais são os problemas a serem enfrentados, as metas e os prazos de execução por parte da SES. “Também será definido de que maneira o Conass vai poder ajudar diretamente a secretaria. No final vai sair um plano de ação de um ano e seis meses”, acrescentou René Santos, que já foi secretário Estadual de Saúde do Paraná e também desempenhou vários cargos executivos no Conass.

Conforme a secretária Executiva de Saúde da SES, Fátima Ticianel, a ajuda do Conass é fundamental para a reestruturação gerencial da secretaria e para o aprimoramente da gestão. “Estas oficinas fortalecem a SES e são importantes para a definição das ações. Nós temos um plano muito bem elaborado, mas com baixa capacidade de execução e é nesse aspecto que o Conass está nos ajudando”, disse a secretária Executiva.

Para dar prosseguimento ao apoio a SES, pelo menos mais três oficinas estão sendo programadas, a próxima no mês de agosto. Entre os projetos nos quais o Conass também presta apoio estão as áreas de Estruturação Farmacêutica; Controle de Endemias; Gestão Hospitalar; e Planificação de Atenção à Saúde. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114