Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Quinta, 27 de julho de 2017, 15h28

Feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas podem ser indícios de câncer


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os anos cerca de 30 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço são identificados no Brasil, “são tumores que surgem nas seguintes regiões: na cavidade oral (boca), faringe (garganta), laringe, cavidade nasal (nariz), seios da face e glândulas salivares”, esclarece a oncologista clínica da Oncomed, Carla Nakata, “sendo os mais comuns são na região da boca, laringe e faringe”, explica.

O consumo de tabaco e álcool ainda é o principal fator de risco, quanto maior a quantidade e o tempo de exposição a esses agentes, maior a chance de vir a desenvolver esta patologia. Sendo que a associação do álcool ao cigarro eleva em cerca de 20 vezes a chance de câncer de cabeça e pescoço.

Além do tabagismo e etilismo a infecção pelo vírus do HPV vem promovendo o aumento da incidência em pacientes abaixo de 45 anos, que nunca fumaram e/ou fizeram uso de bebidas alcoólicas. Estima-se que 90% de casos de câncer de amígdalas está relacionado ao vírus.

TRATAMENTO & TECNOLOGIA – Hoje são disponibilizadas três modalidades terapêuticas: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. “De acordo com cada caso, indicamos cada uma dessas terapias ou a combinação delas”, explica a oncologista clínica Carla Nakata.

Os avanços tecnológicos estão presentes no tratamento da doença, seja em procedimentos cirúrgicos, seja na incorporação de novos agentes quimioterápicos mais efetivos, administrados durante a quimioterapia, seja na radioterapia. A modalidade de tratamento que consiste no uso de ondas eletromagnéticas para destruição de células tumorais, a radioterapia de intensidade modulada (IRMT) tem apresentado importantes avanços tecnológicos que diminuem efeitos colaterais.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço necessita do envolvimento de vários profissionais, ou seja, de uma equipe multidisciplinar para atender o paciente na sua totalidade.
Para Carla Nakata, as chances de sucesso do tratamento podem ser bem maiores se o tumor for descoberto no estágio precoce da doença, "é importante ficar atento aos sinais do corpo e, a qualquer alteração, procurar um médico especialista", reforça.

SINTOMAS - Uma lesão na boca que não cicatriza em duas semanas é um sinal de alerta. É importante ficar atento:

- “Caroço” ou “ínguas” na região do pescoço com consistência endurecida, indolor e fixa;

- Dificuldade para abrir a boca, mastigar ou engolir;

- Mudança de voz;

- Perda de peso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114