Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Terça, 08 de agosto de 2017, 10h29

Consultório Itinerante ultrapassa 11,5 mil atendimentos nas comunidades rurais


O Consultório Itinerante ultrapassou, nestes sete meses de gestão, 11,5 mil atendimentos humanizados na área da saúde em em comunidades rurais e terapêuticas da Capital.

O enfermeiro e coordenador do Consultório Itinerante, Marcelo Coelho, explica que, além dos atendimentos, também faz coleta de informações sobre a população da zona rural.

“Em cada local de atendimento obtivemos uma grande participação popular. Isso nos permite analisar suas carências e necessidades, visando o planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Dessa forma, podemos concluir que além da humanização, o Consultório Itinerante leva cidadania sempre pensando na melhoria dos serviços de saúde prestados aos cuiabanos”, frisou.

Segundo ele, nesse mês de agosto, a equipe da unidade móvel conta com extensa agenda. Sendo que, na última semana, os profissionais estiveram na comunidade Terapêutica Help Vida e na rural Conquista I, onde foram computados 254 atendimentos entre consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, orientações odontológicas, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, e outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Abrindo a segunda semana do mês, o Consultório esteve ontem no Lar Cristão Masculino e permanece no local nesta terça-feira (08) para a coleta de exames. Na quarta e quinta-feira (09 e 10), será a vez da Comunidade Rural Pequizeiro.

Na terceira semana do mês, os atendimentos serão retomados na comunidade rural Coivaras onde segue na terça para a coleta de exames. A comunidade rural Paraíso será contemplada nos dias 16 e 17.

Na quarta e última semana, os atendimentos acontecerão nas comunidades rurais São Gerônimo nos dias 21 e 22, de 23 a 25 na comunidade Gamaliel e 28 e 29 na Boa Sorte. Finalizando o mês, os dias 30 e 31 serão dedicados à comunidade Raizama. A equipe ainda retornará ao local no dia 04 setembro para coleta de exames laboratoriais. Além das consultas, toda a logística de exames laboratoriais fica por conta do projeto, da solicitação à coleta, transporte e entrega dos resultados.

Consultório Itinerante

O Consultório Itinerante foi criado para fortalecer a Atenção Primária em locais onde não há abrangência das Unidades da Estratégia Saúde da Família.

A unidade móvel é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um agente administrativo e uma motorista 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114