Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quinta, 10 de agosto de 2017, 12h59

Gestantes e lactantes participam de eventos nas Unidades Básicas de Saúde


A partir deste ano o Brasil passou a ter um mês dedicado as discussões e incentivo ao aleitamento materno. Em Cuiabá, desde o inicio do mês de agosto, nas unidades básicas de saúde, enfermeiros e médicos, estão intensificando as ações de orientação às gestantes e lactantes.

São encontros, palestras e rodas de conversas sobre a importância da amamentação e os benefícios para as mães e seus bebes, como amamentar, os cuidados com os recém-nascidos, a importância dos bancos de leite e outros temas.

A coordenadora de Programas Estratégicos da Diretoria de Atenção Básica, Lidiane Cunha Siqueira explica que a iniciativa faz parte das ações do Agosto Dourado. “Essa é uma das estratégias do Programa Saúde da Criança, do Ministério da Saúde executado pelas prefeituras municipais. Um de seus objetivos é dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida da criança”, destacou ela.

Programação

As palestras, rodas de conversa, e outras atividades estão acontecendo desde o inicio do mês.

Nesta quarta-feira (9), a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Canjica realizou um evento com as gestantes e lactantes na Escola Municipal Quintino Pena. Além de orientação, as mães receberam kits de fraldas e outros objetos doados pela comunidade.

No PSF Pedra 90 IV as atividades acontecerão pela manhã e a tarde no dia 15 e no dia 17, às 08:00 até 11:00 horas, será a vez dos PSF Osmar Cabral/Liberdade; Santa Laura/Fortaleza e São João Del Rey/Novo Milenium, que em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc) farão atividades na unidade Sesc/Coxipo. Além do café da manhã, hidroginástica e outras atividades, as 120 grávidas irão participar de palestras .

Também estão com ações programadas os PSF Parque Atalaia I e II, no dia 16, às 14 horas; PSF Industriário I e II no dia 20 e o PSF Pedra 90 V, nos dias 23 e 24. O PSF Jardim União fará atividades no dia 23.

Agosto Dourado

Instituído pela lei federal 13.435, o Agosto Dourado foi criado para alertar a sociedade sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças.

O leite materno é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Amamentar não é apenas uma função da mãe, mas deve envolver toda a sociedade.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá.

Após esse período ele deve continuar pelo menos até os dois anos de idade, a ser amamentado no peito, em associação com a alimentação complementar.

As vantagens do aleitamento materno são inúmeras tanto para a mãe e o filho por se tratar de um alimento completo que contém todos os nutrientes em quantidades adequadas ao bebe, proporcionando um ótimo crescimento. Além disso, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114