Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 05 de setembro de 2017, 10h25

Pacientes devem agendar atendimento oftalmológico antes da Caravana


Quem deseja ser atendido pelos serviços de Oftalmologia oferecidos pela 9ª edição da Caravana da Transformação, que ocorrerá entre os dias 19 e 29 de setembro, no Centro de Eventos de Juína, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o PSF mais próximo com documentos pessoais e Cartão SUS. O atendimento oftalmológico tem como público-alvo as pessoas acima de 55 anos ou em casos de catarata congênita já diagnosticados.

“É importante que a população dos 13 municípios beneficiados se atente para fazer seu agendamento em uma unidade de saúde, porque essa etapa é fundamental para que os pacientes recebam atendimento oftalmológico nos dias de evento”, explicou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Somente em Juína, cidade-sede do evento, 11 PSFs estão realizando o agendamento dos pacientes da Caravana. Essas unidades de saúde estão localizadas nos seguintes bairros: Módulo 01, Módulo 04, Módulo 05 (três unidades), Módulo 06, Padre Duílio, Palmiteira, São José Operário e Setor Industrial (duas unidades).

As consultas e exames oftalmológicos serão oferecidos durante os dias 19 e 24 de setembro. Já as cirurgias agendadas de catarata, pterígio e yag laser serão realizadas entre os dias 20 e 29 de setembro. Os agendamentos cirúrgicos são feitos no evento, logo após o paciente ter passado pela consulta médica e os exames necessários para o diagnóstico.

A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, explica que os agendamentos feitos pelo município são de suma importância, principalmente para o planejamento do evento, que a cada edição tem tido grande adesão. “Antes de iniciar uma Caravana, nós temos que trabalhar com um quantitativo estimado de pessoas que receberão atendimento e é esse agendamento dos municípios que nos dá essa dimensão”, explicou Balena.

Outro fator importante para trabalhar com a regulação dos pacientes antes do evento é que ao longo das Caravanas o Estado estabeleceu critérios para o atendimento dos pacientes e, assim, criou uma “série histórica” em atendimentos oftalmológicos. Ou seja, todos os serviços prestados em oftalmologia são apresentados ao Ministério da Saúde, que futuramente fará o repasse ao Governo do Estado para procedimentos de alta complexidade.

O atendimento a pessoas acima dos 55 anos é um destes critérios, que segue a Portaria 288/2008 do Ministério da Saúde. Além de Juína, os pacientes de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Comodoro, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rondolândia e Tabaporã também serão atendidos durante o evento.

Confira a relação de locais para o agendamento em Juína:

Unidade Central
Rua Cristiane Caqueti, s/nº, Módulo 01

Unidade Equipe 03
Avenida Mato Grosso, s/nº, Módulo 05

Unidade Equipe 01
Rua Loanda, s/nº, Módulo 05

Unidade Equipe 02
Rua Nilves Fries Henika, Nº386, Módulo 05

Unidade Módulo 06
Rua Nova Granada, s/nº, Módulo 06

Unidade Padre Duílio
Rua José Franco Diniz, nº 409S, Padre Duílio

Unidade Palmiteira
Rua Antônio José de Oliveira, s/nº, Palmiteira

Unidade Rural I
Avenida JK, s/nº, Setor Industrial

Unidade Rural II
Avenida JK, s/nº, Setor Industrial

Unidade São José Operário
Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 676N, São José Operário

Unidade Módulo 04
Avenida das Arapongas, nº741N, Módulo 04 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114