Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Terça, 05 de setembro de 2017, 13h55

Secretária apresenta propostas para ampliação da rede de atenção à saúde bucal


Visando ampliar o atendimento odontológico preventivo à população cuiabana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou um balanço dos trabalhos desenvolvidos desde o início da gestão Emanuel Pinheiro e o projeto elaborado para o fortalecimento dos serviços na atenção básica. As informações fazem parte de um relatório apresentado na Câmara Municipal, durante audiência pública convocada pelo vereador Paulo Araújo e realizada nesta segunda-feira (04) .

Atualmente, Cuiabá possui 67 unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Destas, 11 possuem equipes de saúde bucal. Com a abertura de 19 frentes de trabalho para ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a proposta é de que em todas sejam implantadas equipes, triplicando o quadro assistencial. “Esse indicativo significa a melhoria na principal estratégia, que é a prevenção. Não tenho dúvidas que teremos um ganho significativo, pois a básica é a porta de entrada desses pacientes”, analisou Paulo Araújo.

No modelo atual, o atendimento odontológico na Capital é realizado, em sua grande maioria, nas policlínicas e nas duas UPA - Norte e Sul, onde são atendidos os casos de urgência e emergência. Com a proposta de expansão em cerca de 50 novas UBS durante a atual gestão, a expectativa é de inversão da atual política de assistência em saúde no Município, cujo foco passará a ser a prevenção.

Em sua fala durante a audiência, o coordenador de Saúde Bucal da SMS, Renê Lara lembrou a retomada do programa “Crescer Sorrindo”, que já atendeu em 2017 a mais de 11 mil crianças das redes Municipal e Estadual de Ensino com escovação assistida, orientações acerca da higiene bucal e distribuição de kits. “Esta é a prova de que o nosso foco é a educação em saúde e a disseminação de uma cultura que prioriza a prevenção. Sabemos que este é um investimento que trará resultados em longo prazo”, destacou.

A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, lembrou da necessidade de se trabalhar a saúde de forma sistematizada e, para isso, destacou a importância da reestruturação dos serviços de saúde bucal pela qual passa o Município atualmente. Da mesma forma, a diretora da Atenção Básica, Larissa Kichmel, lembrou da contratação imediata de 28 auxiliares de consultório, com o intuito de reforçar as equipes existentes, além de atender às novas frentes de trabalho.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114