Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 21 de setembro de 2017, 06h07

Conselho de Psicologia de MT debate patologização da homossexualidade


Representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) estarão presentes no seminário realizado como parte da programação, em Cuiabá, da 15ª Parada da Diversidade LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais). O seminário será realizado hoje, dia 21 de setembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Parada gay - imagem ilustrativa.

O tema da Parada da Diversidade este ano é "Estado Laico e Cidadania – direito de todas e todos" e o CRP 18-MT quer levar para o debate assunto como a chamada "cura gay". Desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia determinou por meio de resolução 01/99 em que determina que "os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados".

No entanto, em decisão liminar a Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal acatou parcialmente o pedido liminar numa ação popular contra a Resolução 01/99 e abre a perigosa possibilidade de uso de terapias de reversão sexual. A ação foi movida por um grupo de psicólogas (os) defensoras (es) dessa prática, que representa uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico.

De acordo com a presidente do CRP, Morgana Moura, este assunto deverá ser debatido no seminário. O objetivo é alertar a sociedade sobre os riscos das terapias de reversão sexual e a ineficiência delas, conforme apontam estudos feitos pelas comunidades científicas nacional e internacional, além de provocarem sequelas e agravos ao sofrimento psíquico. É bom lembrar também que a homossexualidade não é considerada patologia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – entendimento de reconhecimento internacional.

O seminário contará ainda com a participação do conselheiro nacional de Atenção à Diversidade Sexual, José Felipe dos Santos, e da drag queen Lorelay Fox, do canal Para Tudo, no Youtube.

A participação do CRP integra a ampliação das discussões da comunidade LGBT no que toca a saúde mental, o sofrimento tão presente nessas histórias de vida e como o profissional de psicologia tem papel fundamental nesse contexto, afirma a presidente da autarquia Morgana Moura.
"Nesses 15 anos de luta é chegada a hora de discutirmos, também, a saúde integral da comunidade", alertou o presidente do grupo Livre Mente, coordenador geral da Parada e conselheiro do CRP, Gabriel Henrique Figueiredo.
Representantes do CRP também marcarão presença na manifestação de rua da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá realizada na sexta-feira (22). A mobilização terá sua concentração na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, a partir das 14h, e seguirá em direção à Orla do Porto.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114