Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 18 de outubro de 2017, 11h17

Cirurgias oftalmológicas começam nesta quarta-feira (18) em Tangará da Serra


Foto: Mayke Toscano
.

As cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, carro-chefe dos atendimentos de oftalmologia da Caravana da Transformação iniciam nesta quarta-feira (18.10), em Tangará da Serra. Além do município-sede da 10ª edição do programa do Governo do Estado, outras 13 cidades da região serão beneficiadas com a iniciativa.

As cirurgias de catarata, que somam maior número em relação aos outros procedimentos, são praticamente indolores e duram no máximo cinco minutos. Dona Anizia Boudny, de 81 anos é uma das pessoas que farão a cirurgia nesta quarta-feira. Mesmo sentindo falta da visão do olho esquerdo, o direito também deverá ser operado, pois a aposentada estava enxergando apenas parcialmente deste olho.

A filha, Maria de Fátima Boudny, foi quem acompanhou a idosa, que possui dificuldade para andar devido a algumas feridas que surgiram nas pernas. Mas nem toda a dificuldade foi suficiente para que Maria de Fátima desistisse de trazer não só a mãe, mas também seu pai de 89, que não precisará de cirurgia.

“Nós fomos muito bem atendidos desde lá do credenciamento até passar pelos médicos. Eu não teria condições de pagar essa cirurgia, se não ficasse sabendo da Caravana se não fosse pela Secretaria de Saúde do meu município”, disse a moradora de Nova Olímpia.

Ao todo, o município vizinho de Tangará da Serra trará 280 pacientes para serem consultados ao longo dos dias de atendimento. Para a secretária de Saúde do município, Cláudia Brandão, essa é uma nova oportunidade para a região. “A Caravana veio atender os anseios de nossa região, que realmente precisa de atendimento oftalmológico”, destacou a gestora.

Balanço do primeiro dia

Nesta terça-feira (17.10), primeiro dia de atendimentos, a Caravana da Transformação realizou 631 consultas e um total de 2.403 procedimentos oftalmológicos, que somam todos os atendimentos e exames realizados nos pacientes. Essas consultas resultaram em 778 cirurgias agendadas para os próximos dias, ou seja, 778 olhos a serem operados. Destas, 603 são de catarata, 76 de pterígio e 99 yag lasers.

Na avaliação do coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, o primeiro dia de atendimentos ocorreu dentro do esperado. “Essa é a primeira caravana que utilizamos o Sistema de Regulação da Caravana e o que percebemos é que todos os municípios beneficiados fizeram o dever de casa e agendaram seus pacientes no sistema. Essa medida nos auxiliou principalmente no planejamento do evento”, explicou Arlindo.

Além de Tangará da Serra e Nova Olímpia, os municípios de Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino e Nortelândia foram atendidos neste primeiro dia de atendimentos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114