» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quinta, 09 de novembro de 2017, 19h24

Reunião da Comissão Intergestora Bipartite discute e aprova melhorias para a saúde do estado


Durante a realização da 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (SES) nesta quinta-feira (09.11), em Cuiabá, importantes medidas foram tomadas para melhorar o atendimento da saúde no Estado. O encontro, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, contou com a participação de representantes da área da saúde de todo o Estado. A CIB é composta por 32 membros, 16 que representam o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e mais 16 da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Das pautas discutidas, as principais se direcionam a implementação de novas equipes de saúde da família; o credenciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município de Lucas do Rio Verde; emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos da UTI do Hospital Municipal de Tangará da Serra, entre outros serviços que são importantes na organização da saúde nas regiões. Além dos assuntos da pauta, na reunião da CIB também foi feito um relato da situação dos hospitais.

A Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Mato Grosso é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores estaduais e municipais, que visa à operacionalização de políticas públicas no Estado, e que são de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião desta quinta-feira foi preparada cerca de um mês antes, com resultados obtidos através de um da Comissão intergestora Regional (CIR), que incluem secretários de saúde e gestores dos Escritórios Regionais de Saúde (ERs) de cada região, onde são discutidos os problemas da região que necessitam de maior atenção emergencial.

Segundo a secretária Executiva de Saúde, Fátima Ticianel, os pontos abordados durante esta edição da CIB são aqueles que precisam de consenso e deliberação, porque dizem respeito a uma política ou a um programa para obter financiamento ou que precisa ser implementado. A secretária explicou que ontem foi realizada a pré-CIB, da qual participaram técnicos e gestores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e os secretários dos municípios, que se reuniram para consensuar aquilo que foi colocado na pauta da CIB.

“No dia anterior é importante essa dinâmica, porque ela mostra a seriedade com a qual os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) tratam as questões relacionadas à política e a implementação do SUS. A SES tem participado com todos os seus secretários adjuntos, pois isso é uma determinação para que a CIB se torne um espaço estratégico, e que a Secretaria de Estado de Saúde se faça presente, trazendo as questões que hoje são emergenciais e que estão na nossa pauta, para serem discutidas e para que se busque soluções”, pontuou Fátima Ticianel.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114