» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Sexta, 10 de novembro de 2017, 13h24

A importância de se tomar o antibiótico na hora certa


.

Os antibióticos são fundamentais no combate a infecções causadas por bactérias, porém, devem ser utilizados de forma correta, caso contrário, o mau uso desse tipo de medicamento pode ocasionar o fortalecimento e a resistência do vírus, conforme explica o médico e presidente do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), Marcelo Sandrin.

"Todo medicamento deve ser ingerido de forma correta e respeitando os horários, principalmente no caso dos antibióticos, que são utilizados para curar infecções, que em muitos casos são graves e podem levar à morte do individuo, como no caso da meningite bacteriana e a pneumonia bacteriana. Por isso é preciso ter todo um cuidado na hora de se fazer esse tipo de tratamento", disse Sandrin.

Sandrin explica ainda que o antibiótico, assim como todo medicamento, tem um tempo especifico de vida no organismo do ser humano após ser ingerido e pode ser prescrito para dez dias, sete dias ou três dias e esse tempo de utilização também deve ser respeitado.

"Nos casos em que ele deverá ser ingerido por dez ou sete dias, o paciente pode sentir uma melhora dos sintomas logo nas primeiras doses e imaginando estar já com a doença curada, o paciente pode interromper o uso da medicação, quando na verdade é apenas a carga microbiana que diminui no organismo, sem ser completamente exterminada, sendo que esses micro-organismos que não foram eliminados podem fazer com que a pessoa volte a ficar doente", afirmou.

Por outro lado, o paciente também deve ter atenção para não ingerir o medicamento em excesso, conforme pontua o médico. "Não pense que é impossível pecar pelo excesso - fazer o tratamento durar mais do que o recomendado pode sobrecarregar seu organismo e afetar as bactérias que são benéficas ao seu corpo, não parece, mas é comum esse excesso de antibiótico destruir a microbiota intestinal, causando uma diarreia, sendo que em alguns casos os efeitos são mais graves e necessitam de internação, por isso sempre orientamos aos pacientes a cumprirem os horários e dias de forma correta, para não ter esse tipo de problema", finalizou.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114