Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 03 de janeiro de 2018, 22h20

Direção Pronto Socorro diz que não tinha conhecimento do quadro grave de Vitor Hugo


Alberto Romeu
Da Editoria


O quadro de saúde grave do adolescente Vitor Hugo, 15 anos, internado no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá desde 29 de novembro, não era de conhecimento da direção da instituição. Em nota enviada há pouco para o PlantãoNews a superintendência do HPSMC informou que “só chegou ao seu conhecimento, no dia de hoje”. Desde 5 de dezembro a reportagem acompanha relato de familiares sobre complicações no tratamento do paciente vindo de UTI Aérea de Sinop, em novembro, onde teve complicações após o tratamento de uma diarreia na cidade onde mora. O transporte foi providenciado pela Secretaria de Estado de Saúde, atendendo liminar judicial.

 

Vitor Hugo enfrenta várias falhas administrativas nos hospitais o que tem complicado seu tratamento 


Ontem, uma reportagem mostrou a aflição da família com a complicação do quadro do adolescente que apontava a falta médicos de duas especialidades: nutrólogo e gastroenterologista. Indispensáveis por sinal, já que Vitor Hugo, ainda em Sinop, teve infecção generalizada do intestino o que resultou em sua retirada. A família relatou que os médicos informaram que estava ‘criando água’ em seu pulmão.

Na nota, a superintendência do HPSMC informou ainda que “hoje o menino já foi avaliado pelo Nutrólogo e que amanhã às 10h00 haverá uma reunião com a família para entender as reais necessidades do paciente”.

A direção do HPSMC afirmou ainda que “nenhum representante do Estado tentou entrar em contato até o momento” [para tratar da questão] e manifestou que “tem todo interesse em conduzir o caso da melhor forma para o reestabelecimento da saúde do Vitor”.

Desde os primeiros apontamentos de problemas no tratamento do paciente o PlantãoNews cobrou da Secretaria Estadual de Saúde informações, contudo o órgão informou que como a responsabilidade é do município de Cuiabá (onde está regulado) não havia como interferir. A partir de 5 de dezembro de 2017 a reportagem buscou junto a Secretaria de Comunicação de Cuiabá informações, mas não obteve respostas.

No dia 26 de dezembro foi pedido uma regulação (transferência) do paciente. A família foi informada que seria para o Hospital Júlio Muller, mas na ficha não havia essa indicação. Após corrigida a informação pelo médico responsável (no final de dezembro) o pedido “parou”. A Secretaria de Estado de Saúde considerou haver alguma falha administrativa na emissão do documento, por parte do Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá. Todo o quadro passa agora a ser avaliado pela direção do hospital. 

Vitor Hugo foi atendido inicialmente em Sinop no Hospital Regional (500 km ao Norte de Cuiabá) com sinais de diarreia, onde passou por duas cirurgias que lhe causaram complicações. Ele ficou por 60 dias em tratamento médico e permaneceu alguns dias em uma UTI. Após obter duas liminares o paciente foi trazido pela Secretaria Estadual de Saúde para Cuiabá em uma UTI aérea seguindo para o PSM.

Conforme Daniele Luciana, mãe do adolescente, ele teve uma grande evolução tão logo chegou, mas o quadro depois complicou com a falta dos médicos especialistas.

Confira no Facebook

 

Transferência de Vitor Hugo em uma UTI Aérea


Mais sobre o assunto:

Saúde em Cuiabá não informa quadro do paciente Vitor Hugo

Sem especialistas, agrava quadro de saúde de jovem trazido de Sinop para Cuiabá

Mesmo com liminar, jovem de 15 anos não consegue UTI em Cuiabá e quadro se agrava




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114