» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Terça, 09 de janeiro de 2018, 14h15

Proposta torna obrigatório plano de evacuação para casos de risco em hospitais


Proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga hospitais públicos e privados a aprovarem um plano de evacuação para casos de risco iminente ou já instalado. A exigência está prevista no Projeto de Lei 8147/17, da deputada Jéssica Sales (PMDB-AC). Muitas legislações estaduais já contemplam a exigência.

O texto determina que o plano de evacuação deverá considerar aspectos como o risco à vida de pacientes, a gravidade e a criticidade para o deslocamento, condições de deslocamento e tráfego no entorno da unidade hospitalar, itinerários prioritários e alternativos, abrigos externos, e prioridades em razão de mobilidade limitada, entre outros.

A proposta determina ainda que o plano de evacuação deverá ser treinado anualmente. A previsão é que as medidas entrem em vigor 180 após a publicação.

“Trata-se, enfim, de prover os recursos necessários e organizá-los em função de minimizar as consequências de um eventual sinistro, zelando pela vida das pessoas em primeiro lugar e pela minimização dos danos”, argumenta a autora, que é médica.

A deputada cita o caso da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como exemplo de falta de planejamento. “Um evento que parecia improvável tomou proporções gigantescas, causando enormes prejuízos humanos à sociedade”, disse.

Tramitação

O texto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-8147/2017

AgC


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114