Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 25 de janeiro de 2018, 18h06

SES fortalece o gerenciamento dos serviços ofertados ao usuário do SUS


A partir do processo de retomada da gestão dos hospitais regionais em 2017, por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o titular da pasta, Luiz Soares e sua equipe técnica colocaram em prática ações para identificar as necessidades dos setores de controle e avaliação da produção dos serviços de saúde que são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. A fase de diagnóstico começou com atividades desenvolvidas em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) no ano passado e agora continua desta vez, com a expertise da médica sanitarista Selma Loch, referência nacional do Sistema Único de Saúde.

O trabalho da especialista envolve o Gabinete Coletivo da SES/MT e as equipes de Planejamento de Redes de Atenção à Saúde e de Regulação Controle e Avaliação. “Nosso objetivo é identificar a atual capacidade de oferta de serviços e buscar formas de cobrir as reais necessidades do usuário do SUS a curto e médio prazos. À luz dessa necessidade, compete a SES o funcionamento dos serviços próprios da rede de atenção à saúde, inclusive a parte que cabe aos municípios. Nesse processo será importante também ouvir o usuário do SUS para, ao final, planejar uma rede mais condizente com a realidade da população do Estado”, destacou Loch.

Selma Loch é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Fundação Osvaldo Cruz, mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Pós-graduação em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas planejamento em saúde, administração em saúde, avaliação e informações em saúde.

Segundo a secretária Executiva de Saúde, Fátima Ticianel, a vivência da médica é importante no auxilio do planejamento desses setores para fortalecer a área de Controle e Avaliação e para dar eficiência na aplicação dos recursos, que é uma das prioridades determinadas pelo secretário Luiz Soares, e que visa dar mais qualidade aos serviços prestados à população.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114