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Saúde
Quinta, 01 de fevereiro de 2018, 14h36

Refeitório é reformado e oferece cardápio equilibrado e variado a pacientes e colaboradores


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Desde o dia 18 de dezembro de 2017, as refeições estão mais saudáveis e balanceadas no Hospital Regional de Sinop, com cardápios elaborados por nutricionistas, e alimentação preparada de acordo com as especificações médicas e patologias de cada paciente. Tudo porque o refeitório do hospital foi reformado e a estrutura de atendimento modificada.

O morador de Sinop Euclides Antunes, de 72 anos, está no hospital desde 30 de novembro, e para ele, “a comida melhorou 100% nos últimos dias”. Já o motorista Edmilson da Silva, de 55 anos, também de Sinop, está internado na clínica médica, e diz que as refeições estão mais diversificadas. "Antes não tínhamos janta, era só sopa. Hoje temos boas opções de comidas a começar pelo café da manhã. Temos lanches, temos as frutas como laranja, banana, maçã e também o suco que é de polpa natural, está muito bom".

Controle de qualidade e a segurança dos alimentos

O foco da empresa responsável pela cozinha do Hospital Regional de Sinop é garantir a segurança alimentar dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. A reforma do refeitório somada a diversas modificações na estrutura de atendimento faz com que os procedimentos operacionais atendam as exigências dos órgãos fiscalizadores, para que todos os alimentos sejam servidos de acordo com as necessidades nutricionais, balanceadas, com qualidade e segurança.

A engenheira clínica e hospitalar da instituição, Monica Soares do Nascimento, diz que a área é ótima e, aos poucos, está sendo readequada. "Realizamos alguns reparos como iluminação de led, conserto dos equipamentos de ar condicionado, readequação de fluxo como a separação da cozinha e refeitório, agora divididos por uma parede de vidro, e também com mais uma área de lavagem dos pratos e entrega da bandeja pelos colaboradores. Foi uma conquista para todos, com a satisfação de receberem a alimentação de forma correta e prazerosa".

Nesta primeira etapa de modificações, a equipe da cozinha passou por treinamento, foi instalada uma parede de vidro entre cozinha e refeitório, foram adquiridas novas cadeiras, mesas, dois balcões de buffet para alimentos quentes e frios no modelo self-service, um equipamento pass through (semelhante a uma geladeira, porém quente para manter os alimentos na temperatura até serem servidos), um forno, suqueiras, diversos utensílios como panelas, bandejas, talheres, pratos e xícaras, além da decoração que deixou o local com aparência mais atrativa e aconchegante. "Nossa prioridade é implantar a qualidade na cozinha e é isso que fazemos em todas as unidades que atendemos", completa a nutricionista e coordenadora regional da empresa responsável pela cozinha, Karen Folly.

Hoje, o novo refeitório do Hospital Regional de Sinop oferece no café da manhã café com leite, achocolatado, três tipos de pão (doce, integral e francês) e mais as frutas que variam a cada dia (laranja, banana, maçã, melancia, melão, abacaxi e mamão). Também é servido o lanche entre café da manhã e almoço, com frutas e, dependendo da dieta, é servido vitaminas, sucos ou salada de frutas. O almoço tem opções como arroz, feijão, um tipo de carne, um acompanhamento (purê, macarrão, polenta ou creme de milho, saladas de folhas ou de legumes e fruta de sobremesa). Já no lanche da tarde é servido um salgado assado e, no caso de pacientes diabéticos, por exemplo, o salgado é feito com farinha integral e no caso do paciente hipertenso, é servido um bolo. No jantar também são servidos o arroz e feijão com um tipo de carne, saladas e fruta de sobremesa.

É importante destacar que cada paciente passa por avaliação médica e a partir daí, são servidas as refeições conforme dieta recomendada pelo médico. E para os colaboradores, as refeições contêm alimentos ainda mais diversificados, como a variedade de saladas de folhas e legumes sempre decoradas com frutas (manga, uva e morango), e lanche da tarde com suco de polpa natural acompanhado de um salgado assado, um pedaço de bolo ou torta.

Satisfação do colaborador

Anteriormente o refeitório era pouco frequentado e era rara a presença dos colaboradores, que preferiam trazer comida de casa. O responsável pela limpeza do pátio do Hospital, Eduardo Meloni, de 64 anos, trabalha há cinco anos no hospital e diz que a comida mudou muito. "Uma época estava boa, depois arruinou, mas hoje está melhor; temos um lugar mais bonito e mais comidas diferentes, além das frutas", conta.

Stefani Aquino é enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar CCIH/Notificação, e trabalha no Hospital há três anos. Para ela, o novo espaço elevou a autoestima dos funcionários. "No dia da inauguração, parecia algo de outro mundo, vi pessoas emocionadas, teve até música ao vivo. Jamais tinha visto algo parecido, ficamos todos honrados por tamanha transformação e excelência. Tirei fotografias e compartilhei nas redes sociais, e a publicação teve quase trezentas curtidas".

 


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