Cuiabá | MT 19/03/2024
Saúde
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 11h32

Capacitação para manejo clínico e vigilância dos casos de Chikungunya


O diagnóstico e o manejo clínico da febre Chikungunya bem como as recomendações para o controle das dores nas articulações (artralgia) causadas pela doença são temas de uma capacitação oferecida para os profissionais da área de saúde pela Unimed Cuiabá e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. O evento será realizado no dia 24 de fevereiro, das 8h30 às 12h00, no auditório da Unimed Cuiabá. A iniciativa é gratuita, com limite de 150 vagas.

Para o presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Júnior, a iniciativa tem como objetivo ampliar o olhar para a suspeita, diagnóstico e tratamento oportunos. Segundo ele, é de extrema importância a participação profissionais de saúde nessa capacitação, visando a agilidade na identificação da doença e a redução de casos graves e óbitos no município.

Neste ano já foram identificados 222 novos casos de Chikungunya em Cuiabá. Desses, 110 foram confirmados, conforme dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). No ano passado, na comparação com o mesmo período desse ano, foram notificados 35 casos, sem nenhuma confirmação. No acumulado de 2017 foram registrados 832 casos notificados e 634 confirmações da doença.

"Com o aumento natural dos casos doenças, cuja maior parte da população ainda não tem imunidade, o diagnóstico clínico diferencial entre a Chikungunya com as demais doenças, como a Dengue e a Zika, deve ser criterioso. Há sinais e sintomas comuns entre elas e com isso é possível uma margem de engano nessas notificações. ", explica a secretária adjunta da Secretaria de Municipal de Saúde de Cuiabá, Dúbia Beatriz Oliveira Campos, acrescentando que a parceria é uma iniciativa que visa inibir uma possível epidemia da doença.

Na programação, a partir das 8h30, os infectologistas da Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dr. Cor Jesus e o Dr. Thiago Rodrigues, vão tratar do diagnóstico e manejo clínico da febre Chikungunya. Já as 10h30, o professor Vander Fernandes, do Hospital Geral Universitário da Universidade de Cuiabá (UNIC), irá apresentar as recomendações para o controle da artralgia que complica e da febre Chikungunya. Ao final de cada palestra será aberto o espaço para debates com os participantes. A previsão de encerramento é às 12h.

Link para inscrição

QUANDO: 24 de fevereiro de 2018
HORÁRIO: das 8h00 às 12h00
LOCAL: Auditório da Unimed Cuiabá
Rua Barão de Melgaço, 2.609 - Centro-Sul
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114