» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Sábado, 10 de março de 2018, 09h51

Comissão Intergestora Bipartite amplia número de conselheiros


A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou a alteração da Resolução CIB/MT nº 81/2017 passando o número de conselheiros de 32 para 36 membros. No encontro realizado nesta quinta-feira (08.03), o primeiro em 2018, foi apresentado um balanço das ações para este ano e aprovadas as referentes a 2017.

Segundo a secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Fátima Ticianel, a comissão é composta da seguinte forma: 18 membros titulares e suplentes provenientes das Regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, e 18 titulares e suplentes representantes da SES, os quais incluem secretários adjuntos, representações de Regionais, Escola de Saúde Pública (ESP), Área de Atenção à Saúde e Vigilância.

”Nesse novo regimento e composição, a SES solicitou e foi aprovado, e iremos colocar em prática a partir da próxima reunião, que os secretários adjuntos tenham assento, ou pelo menos estejam na Comissão Intergestora. Porque aqui é o espaço de negociação, de programação e de pactuação do Sistema como um todo”, justificou Fátima.

Para a secretaria executiva da CIB, Giselle de Almeida Costa, a primeira reunião foi de grande proveito. “Foi uma reunião bastante produtiva, com a presença maciça dos gestores estaduais e também dos gestores municipais de saúde, onde tivemos 15 pontos de pauta consensuados, sendo eles pontos extremamente relevantes”, ressaltou Giselle.

Entre as resoluções tratadas na reunião estão o contrato de gestão do Hospital Regional de Rondonópolis; adequação das metas para o chamamento público; novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Barra do Bugres; projetos de Emenda Parlamentar; o plano operativo em Hospital de Água Boa, onde houve uma prorrogação de Termo Aditivo após o vencimento do convênio e a implantação de recursos do Estado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Canarana. Além dessas ações, outras resoluções que transformam uma pactuação em negociação no espaço regional e que são importantes na implementação do SUS foram homologadas.

Fátima informou que a reunião da CIB foi realizada dentro do 21º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, promovido nesta semana na capital. “No encontro foram feitas várias discussões, e a SES apoia e entende a importância desse espaço como um espaço permanente de educação, de negociação e pactuação do Sistema Único de Saúde”, comentou a secretária.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114