Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 04 de abril de 2018, 14h11

Novo Cridac será entregue à população no primeiro semestre


.

A nova sede do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), localizado no Centro Político Administrativo (CPA), será entregue à população mato-grossense no primeiro semestre deste ano. Nesta quarta-feira (04.04), o governador Pedro Taques visitou a obra do novo prédio, que terá 4,1 mil m² ampliando capacidade de atendimento ao cidadão.

O novo espaço está sendo construído no terreno onde abriga parte do Hospital Central de Mato Grosso, espaço abandonado há mais 30 anos. “Como procurador da república ajuizei uma ação contra o Estado para que terminasse esta obra e o Estado foi condenado. Assumi o Governo e agora estamos terminando a primeira parte do que será a Cidade da Saúde”, disse o governador.

Segundo Taques, a Cidade da Saúde irá abrigar unidades especializadas de saúde que funcionam em Cuiabá e que atendem a todo o Estado. “Na primeira fase vamos entregar o Cridac. Depois, vamos trazer outras unidades especializadas de saúde. Quero agradecer ao Ministério Público. Aqui está sendo construído com o dinheiro que estávamos recuperando da corrupção. Também quero agradecer a sociedade civil organizada que está colaborando para melhorar o patrimônio do Estado e os servidores da saúde que estão trabalhando para que possamos mudar o mais rápido possível a saúde do Estado”, disse o governador.

A construção do novo Cridac teve início em setembro do ano passado e conta com 80 profissionais. O novo espaço terá 4,1 mil m², com consultórios, espaço de atendimento ao público e piscinas aquecidas para o tratamento de hidroterapia. O atual Cridac está localizado em frente ao Dutrinha desde 1977 e conta 1,5 mil m², atendendo duas mil pessoas por mês.

De acordo com a diretora do Cridac, Flávia Tortorelli, o novo espaço terá profissionais habilitados e estrutura adequada para ofertar novos serviços como cuidado da bexiga neurogênica, hidroterapia e fisioterapia respiratória.

“A nova sede atenderá as normas da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, mas principalmente ao Manual de Ambiência e Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Teremos também profissionais habilitados e estrutura adequada para ofertar novos serviços não são possíveis implantar na estrutura menor”.

 

Recursos Recuperados

A nova sede do Cridac é mais uma das obras que estão sendo construídas pelo Governo do Estado com recursos recuperados nas ações de combate a corrupção. O Estado já recuperou mais de R$ 26 milhões que estão sendo aplicados em obras nas áreas de saúde, educação, cultura e aparelhamento da segurança pública.

O montante será aplicado na construção da nova sede da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros em Barão de Melgaço, do Centro Cultural de Vila Bela da Santíssima Trindade (Congódromo) e da Companhia de Atendimento de Emergência com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Cuiabá, além do reaparelhamento do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) com a aquisição de novos armamentos.

Conforme o controlador-geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, a recuperação do recurso é reflexo de um trabalho que começou em 2015, com a análise criteriosa de todos os contratos do governo estadual. Na ocasião, fez-se uma triagem, na qual os contratos irregulares, que cabiam ressarcimento, foram encaminhados para o Ministério Público Estadual e para a Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Por meio do trabalho conjunto, os recursos acabaram retornando aos cofres públicos, sejam por Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) ou por decisões judiciais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114