» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Segunda, 09 de abril de 2018, 08h39

Rede Feminina de MT participa de campanha nacional 'Preciso Viver'


.

Garantir que todos os pacientes oncológicos tenham acesso a um tratamento de saúde humanizado e tempestivo. Este é um dos objetivos da campanha "Preciso Viver" que será lançada pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC) juntamente com todas as Redes Estaduais do país no próximo dia 10 de abril. A Rede Feminina de Mato Grosso realizará a mobilização no Hospital de Câncer, às 9h30, na entrada principal da Instituição.

 

Nesta data todos os voluntários e pacientes, vestidos de branco e rosa, realizarão uma paralisação. O objetivo é sensibilizar as autoridades municipais e estaduais para garantir a aplicabilidade e eficácia da Lei 12.732/2012 e do PL 3752/12, que estabelecem prazo máximo de 60 e 30 dias, respectivamente, para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes.

 

Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso, Maria Carmen Volpato, a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos fatores que comprometem o atendimento eficaz nos hospitais. "Precisamos discutir sobre a falta de reajuste de alguns procedimentos do SUS. Alguns desses são muito caros e os hospitais não recebem o valor suficiente para arcar com as despesas. Como consequência, muitos pacientes oncológicos acabam não tendo um tratamento de qualidade. O nosso objetivo nesta campanha nacional é chamar a atenção das autoridades sobre esses valores da tabela do SUS e para os procedimentos que ainda não a integram", explicou a presidente.

 

Em fevereiro desse ano o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou dados que apontam, na perspectiva nacional, a estimativa de 600 mil novos casos de câncer este ano. Além disso, o Banco Mundial alertou há anos sobre o aumento em 70% da incidência da doença em países de renda média, incluindo o Brasil. O diagnóstico precoce do câncer e o início imediato do tratamento aumentam as chances de cura do paciente.

 

A campanha acontecerá pela primeira vez este ano e em cada edição apresentará uma temática. Ela será realizada sempre na primeira quinzena do mês de abril em alusão ao dia 08 de abril, instituído como Dia Mundial de Combate ao Câncer. Mais informações sobre a campanha em Mato Grosso pelos telefones 9.8114-5950 ou 9.8412-9090.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114