Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Terça, 10 de abril de 2018, 14h47

Avaliação de tecnologias em saúde será tema de workshop em Cuiabá


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) realizam o II Workshop sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde como Ferramenta na Tomada de Decisão dia 19 de abril, em Cuiabá (MT). As inscrições estão abertas pelo endereço https://goo.gl/MgCCJP e seguem até o próximo dia 16.

O evento, explica Kelli Nakata, da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica da SES/MT, tem por objetivo propagar o conhecimento na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), estimulando o uso desta ferramenta nas tomadas de decisão.

“Vivemos numa busca constante por novas tecnologias com o objetivo de superar ou melhorar as condutas e procedimentos já existentes. Na área médica as pesquisas são impulsionadas pelo anseio da descoberta de tecnologias mais seguras e toleráveis com o maior poder de cura”, pondera Kelli Nakata, responsável projeto do workshop.

Os organizadores do workshop pontuam que a avaliação de tecnologias em saúde proporciona aos gestores, profissionais e provedores de saúde ferramentas e subsídios para uma melhor escolha das inovações tecnológicas, evitando o uso de intervenções inapropriadas que possam se mostrar sem efetividade ou até mesmo apresentem efeitos nocivos à saúde dos pacientes.

“E ao mesmo tempo a avaliação de tecnologias em saúde (ATS), que é uma valiosa ferramenta nesse processo, agrega conhecimento sobre custos e benefícios de uma dada tecnologia auxiliando na utilização do uso eficiente do recurso disponível”, observa Kelli Nakata.

O público alvo do evento são gestores e servidores da SES; membros da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica (CPFT); do Núcleo de Avaliação de Tecnologia do Hospital Universitário Júlio Muller (NAT-HUJM); do CIM-HUJM; gestores, servidores e residentes do HUJM.

Programação

8h30 - Recepção dos novos membros da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica

9h - Palestra: A Importância da Avaliação de Tecnologia em Saúde para Gestores. Palestrante: Dr. Lindemberg Assunção Costa (UFBA/EBSERSH)

10h - Coffee break

10h30 - Experiência do Uso da Avaliação de Tecnologia em Saúde na Tomada de Decisão. Palestrante: Dr. Lindemberg Assunção Costa (UFBA/EBSERSH)

12h - Intervalo para almoço

14h - Mesa redonda: Quais delineamentos de pesquisa utilizar numa ATS? Palestrante: Prof. Dr. Helder Cássio de Oliveira - CPFT-MT. Moderador: Dr. Lindemberg Assunção Costa

15h - Mesa redonda: Um olhar crítico para resultados de pesquisas em saúde. Palestrante: MS. Kelli Carneiro de Freitas Nakata - CPFT-MT. Moderadora: Esp. Luisa Daige Marques de Arruda

16h - Coffee break

16h30 - Praticando e disseminando ATS: a experiência de Mato Grosso. Palestrante: Profa. Dra. Neyres Zínia Taveira de Jesus - CPFT-MT.

17h30 às 18h - Considerações finais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114