Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Terça, 17 de abril de 2018, 17h02

Centro Odontológico já atendeu mais de 250 pessoas em dez dias desde sua inauguração


.

O Centro Odontológico de Várzea Grande, inaugurado no início desse mês, já atendeu mais de 250 pacientes, dos quais sete deles, com tratamento dentário finalizado. Na manhã de hoje (17), a prefeita Lucimar Sacre de Campos, visitou a rotina da unidade e foi in loco conferir como o atendimento está sendo realizado e avaliar o nível de satisfação das pessoas.

“Várzea Grande deu um grande passo no atendimento de saúde ao expandir a rede da atenção básica para a área bucal. A saúde tem de ser vista e promovida como um todo. Nesse espaço o tratamento será ofertado de maneira integral e gratuita, inclusive para crianças. São cinco especialidades que deverão amenizar, e porque não, resolver problemas pontuais da nossa população que depende dos serviços públicos. E o melhor todos os profissionais que trabalham aqui têm especialidade na área de atuação. É um atendimento realmente diferenciado e de excelência. Fiquei contente com o número de atendimento, que em dez dias de funcionamento atendeu já grande número de pessoas”, disse a prefeita.

O Centro Odontológico, “Joaquim Mendes Carvalho (Quincas)” foi inaugurado no último dia 3 e nessa primeira fase de consultas atendeu a 251 pacientes. Como explica a responsável técnica pela unidade, Andrea Coelho, o Centro Odontológico não é uma unidade de portas abertas. O atendimento é regulado a partir das unidades de saúde que formam a atenção básica no Município. “Essas unidades agendam os atendimentos aqui no Centro e partir da primeira consulta toda a necessidade do paciente e avaliada e se necessário, ele segue para o que chamamos de consultas subsequentes, até a conclusão total do tratamento”. Como reforçou a técnica, desses pacientes agendados nessa primeira fase, 251 pessoas, até o meio da manhã de hoje, sete delas estavam com tratamento bucal finalizado.

Nova agenda será aberta para atendimento no Centro Odontológico e a Andrea Coelho faz as seguintes recomendações: “Sempre o atendimento tem como porta de entrada a unidade de saúde. As pessoas devem ficar atentas às datas e horários para não perder o agendamento. Nessa primeira fase tivemos 21 faltosos e queremos minimizar ao máximo essa perda, porque a demanda por atendimento é grande e queremos ter agilidade para chegar ao máximo ao alcance de pessoas”.

Andrea Coelho explica que o Centro conta com 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 22 profissionais dentistas à disposição da população. “São cinco especialidades para atender desde uma criança a idosos, como a dentística clínica (restauração), periodontia básica (gengiva), endodontia (canal), pediatria e cirurgias menores como extrações e remoções de raiz”. Ainda como completou, o alcance da unidade de referência no tratamento bucal será ainda maior quando as instalações contarem com o reforço dos acadêmicos de odontologia do Univag.

A dona de casa, Cleide de Almeida Silva, disse que soube do Centro Odontológico pela internet, via redes sociais e que seu agendamento foi feito pelo posto de saúde do Água Limpa, bairro onde mora. “Vou fazer tratamento das minhas duas filhas e o meu. É uma grande oportunidade de cuidar dos dentes que estamos tendo”.

Do bairro Cidade de Deus, Edvitor Benevides, estava com agendamento marcado para dar início ao seu tratamento hoje. “Há muito tempo sei que preciso de atendimento, mas estava complicado custear. Agora tenho a chance de me cuidar e vou cuidar da família também”.

O atendimento no Centro Odontológico é realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Estão realizando os encaminhamentos e agendamentos as unidades de saúde de Várzea Grande localizadas nos seguintes locais: Jardim Glória, Jardim Imperial, Água Vermelha, Passagem da Conceição, Vila Arthur, 24 de Dezembro, Capão Grande, Souza Lima, Água Limpa, Nossa Senhora da Guia, Marajoara, Ouro Verde, São Mateus, Limpo Grande, Cristo Rei e da cohab Cristo Rei, Manga, Unipark e Parque do Lago, e ainda no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O projeto atende às diretrizes da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA), por meio da Política Nacional da Saúde Bucal da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em adesão ao Programa Federal ‘Brasil Sorridente’.

O Centro Odontológico de Várzea Grande está localizado no Centro da cidade, na esquina entre a Avenida Filinto Müller e rua 24 de Maio.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114