Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 23 de abril de 2018, 17h07

Doação de sangue reúne forças de segurança no Hemocentro nesta segunda-feira


.

A manhã desta segunda-feira (23.04) começou com ânimo no Hemocentro, em Cuiabá, com a adesão de vinte militares do Exército à campanha de doação de sangue organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Além dos representantes do Exército e bombeiros, um delegado e um investigador da Polícia Judiciária Civil também participaram da campanha doando para o banco de sangue que atende os hospitais de Mato Grosso.

A campanha de doação faz parte das comemorações de 20 anos de ingresso da turma de soldados de 1998 no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O Tenente BM Amir de Souza é um dos organizadores da comissão de comemoração da turma de 98. “Decidimos comemorar os 20 anos dessa turma demonstrando nossa gratidão com ações solidárias à sociedade que nos acolheu”, disse o tenente.

A assistente de Captação de Sangue do Hemocentro, Magda Matos, afirma que, apesar da contínua conscientização, a demanda por sangue é sempre maior que a oferta dos doadores. Cerca de 600 atendimentos ambulatoriais hematológicos são realizados por mês em Mato Grosso. Magda afirmou que na manhã de hoje, “se não houvesse a mobilização dos bombeiros, haveria apenas seis doadores espontâneos no Hemocentro”. Com a mobilização aconteceram mais 26 doações, só nesta manhã.

O delegado de PJC, Arnon Osny Mendes, foi um dos bombeiros que ingressou na corporação como soldado em 1998. Em 2007 ele deixou a corporação para atuar no Ministério Público Estadual, em seguida fez a seleção para delegado, função que exerce atualmente. Ele conta que ter servido no Corpo de Bombeiros Militar foi fundamental para as mudanças na carreira que alcançou. "A disciplina de estudo e de condicionamento físico foram determinantes para que eu alcançasse esses espaços”.

O Sargento do Exército, Flávio Penha, já é um doador habitual e afirma que já existe a cultura da doação de sangue na instituição. “Somos estimulados a doar pelo menos uma vez por ano”, revela. A concentração de esforços ocorre nesta semana, com doações mobilizadas pelo Corpo de Bombeiros sendo realizadas desde o dia 16 deste mês. A campanha de doação vai até o dia 2 de julho, dia Nacional dos Bombeiros, quando se encerram as atividades com o Desfile da corporação e o baile dos militares efetivados em 1998. Mas até lá ainda acontecerão duas campanhas de impacto social coordenadas pela comissão.

Em maio, nos dias 19 e 20, na ação “Faça mais 98”, os bombeiros adotarão uma instituição filantrópica para oferecerem serviços de pequenos reparos que as organizações necessitam. Em junho, farão uma ação de arrecadação e doação de alimentos para uma outra instituição filantrópica.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114