» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quinta, 10 de maio de 2018, 10h36

XVI Semana de Enfermagem de Cáceres debate a saúde mental dos profissionais


.

O Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes” promove entre os dias 8 e 10 de maio, a XVI Semana de Enfermagem, que traz como tema “Saúde Mental do Profissional de Enfermagem na Era Moderna”. Esta edição do evento, que tem como público profissionais da área de enfermagem e acadêmicos dos cursos de enfermagem, conta com a parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

A enfermeira Fernanda Hasse Silva, responsável técnica do hospital e uma das coordenadoras do evento, informa que o propósito da ação, além de marcar o Dia do Enfermeiro (12.05), e o Dia do Técnico de Enfermagem (20.05), busca discutir, refletir e também valorizar o cuidado com a saúde mental do colaborador da enfermagem.

Durante a abertura, que ocorreu na noite desta terça-feira (08.05), os participantes assistiram a palestra “As pressões no trabalho e o adoecimento”, proferida pela Profª Dra. Poliany Rodrigues (Unemat), seguida da mesa redonda “Discutindo a Síndrome de Bounart”, presidida pela professora enfermeira Vânia Deluqui, pela Profª Dra. Poliany Rodrigues e pela Profª MS Jennifer Mezzomo.

 

A programação seguiu nesta quarta-feira (09) com o minicurso “Saúde do Trabalhador”, conduzido pela Profª Ms. Raquel Borges da Silva (Unemat), mostra cinematográfica e a palestra “Saúde e sofrimento de trabalhadores da saúde: desafios, resistências e fortalecimento do poder de agir", com o Prof. Ms. Doutorando Maelisson da Silva Neves (UFMT).

Os profissionais mais suscetíveis aos problemas da saúde mental são aqueles que interagem, a maior parte do tempo, com indivíduos que necessitam de sua ajuda. Deste modo os colaboradores de Enfermagem apresentam grande risco de desenvolver em algum momento da sua vida profissional alguma doença relacionada à Saúde Mental.

A Saúde Mental da Equipe de Enfermagem é um tema de grande importância e impacto no dia a dia das rotinas de trabalho e apesar deste contexto ainda é um tema pouco abordado.

Pensando nesse paradoxo, o Hospital Regional de Cáceres em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso resolveu ter este tema abordado na XVI Semana de Enfermagem.

Para esta quinta-feira (10) está prevista outra etapa do minicurso “Saúde do Trabalhador” com a Profª MS. Juliane Ferreira Andrade da Fonseca (Unemat) entre 9h e 12h. O encerramento do evento ocorrerá a partir das 19h30 com apresentação do grupo Vitória Regia, dinâmica de integração com a Profª. Esp. Deise Ferreira Romão do Nascimento e a palestra “Gerenciamento de Conflitos”.

 

História

A Semana de Enfermagem contempla a comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de maio), instituído pelo Decreto nº 2.956/1938, e do Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio), instituído através da Resolução COFEN 294/2004. Celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, foi instituída em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek (Decreto 48.202) e tem como referência as datas nas quais ocorreram o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Nery.

Em 12 de maio de 1820, nasceu a inglesa Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia, e marco no ensino com base em fundamentos científicos. Em 20 de maio de 1880, faleceu a baiana Ana Nery, pioneira brasileira da enfermagem, que se dedicou ao atendimento aos feridos durante a Guerra do Paraguai e ficou conhecida como “mãe dos brasileiros”.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114