Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Domingo, 20 de maio de 2018, 10h35

Saúde Mental nos serviços de Urgência é tema de evento na próxima segunda-feira (21.05)


A Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizará na próxima segunda-feira (21.05), na Unic Beira Rio II (antiga UNIRONDON), auditório 1, Bloco B, o evento “Sensibilização em Atendimento Humanizado à Crise em saúde mental nos serviços de urgência de Cuiabá e Várzea Grande”.

Durante todo o dia, mais de 140 profissionais dos serviços de urgência e das chamadas portas de entrada Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros, policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), consultórios de rua, entre outros, passarão por atividades que visam melhorar os serviços de atenção à saúde mental.

De acordo com Jane Taveira, coordenadora substituta na COPHS, ressaltar os princípios da Reforma Psiquiátrica quanto à articulação do atendimento em rede é um dos temas. “As abordagens serão aquelas voltadas principalmente para desmistificar práticas de atenção à crise nas equipes de atenção à urgência, coletar dados da realidade local dos serviços envolvidos, sensibilizar profissionais para serem multiplicadores em seu local de trabalho, preparando-os para refletir os fluxos do atendimento à crise dentro de seu local de trabalho e em articulação com a rede”, destacou.

Baseada na Portaria ministerial 3.088/2011, o atendimento à saúde mental deve ser realizado na rede de atenção à saúde que inclui serviços não especializados, cujo intuito é desestigmatizar a crise em saúde mental, humanizando o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das palestras será conduzida pelo psiquiatra Marcelo Kitami Dias, que é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, e atua como professor no Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR e coordena os serviços de Saúde Mental do município de Curitiba. Além disso, possui experiência na Supervisão Clínico-institucional em Saúde Mental e é membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114