» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 30 de maio de 2018, 13h41

Campanha de Vacinação é prorrogada e vai até dia 15 de junho


A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em Várzea Grande, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho). Todos os Postos de vacinação estarão abertos para aplicação de doses da vacina em expediente normal de funcionamento das unidades de saúde do município. Em decorrência do feriado de Corpus Christi quinta-feira(31), na sexta-feira dia 01 de junho não haverá vacinação, seguindo o Decreto Municipal de nº 33 que declara o dia 01 de junho ponto facultativo no âmbito do Poder Executivo Municipal.Ficando neste dia 01 de junho abertas as unidades de saúde de atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência,como a Upa do Ipase e Hospital e Pronto Socorro.

A Saúde garante que a prorrogação será benéfica as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. O Balanço publicado nesta quarta -feira (30), pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande, mostra que mais de 82% das pessoas que fazem parte do público-alvo, tomou a vacina. A população dos grupos prioritários tem agora até o dia 15 de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação do município.

“É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressaltou a Gerente da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura.Reforçando a coordenadora que as doses ficarão a disposição dos grupos prioritários até que todas elas sejam aplicadas.

Até 30 de maio foram vacinadas 41.229 de pessoas contra a gripe, o que corresponde 82.50%, de um total de 60 mil a serem vacinadas em Várzea Grande. O Ministério da Saúde preconiza a imunização valida como meta de 90% do público alvo. Este total é do público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Do total de 41.229 doses aplicadas, 12. 601 foram em crianças o que corresponde 65,75%; Trabalhador da Saúde 4.773 doses aplicadas (95,52%);Gestantes 2.531(75.48%);Puérperas 563(102.18%);Idosos 17.407(94,45%);Professores 3.354(96,60%).

Casos de Gripe em Várzea Grande: Em Várzea Grande de acordo com a coordenadoria de Vigilância em Saúde, são 2 casos confirmados de Influenza H1N1 em 2018. Foram notificados 48 casos com suspeita de gripe Influenza H1N1, dos quais 12 foram a óbito. Dos óbitos, 2 confirmaram que foram por Influenza H1N1 após os exames laboratoriais e um caso o resultado foi positivo para a Influenza A(H3). Os demais casos ainda estão aguardando resultados de exames.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114