Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Sexta, 01 de junho de 2018, 09h43

Hemobus faz coleta de sangue no Shopping Popular; confira agenda


.

Associados, funcionários e clientes do Shopping Popular de Cuiabá doaram sangue para o MT Hemocentro na última terça-feira (29.05). Foram realizadas 49 triagens e coletadas 25 bolsas, graças a presença do Hemobus, que voltou a realizar o serviço há cerca de trintas após ficar mais de quatros anos inativo.

Misael Galvão, presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, mobilizou os associados. “Aqui nós temos a solidariedade como uma das principais características e esperamos que, com este gesto, a gente sensibilize aqueles que ainda não tomaram a iniciativa de tornar-se um doador voluntário de sangue e contribuir para salvar vidas”, ressaltou Galvão.

A agenda do Hemobus já está bem extensa para o mês de junho. Nos dias 5 e 7 de junho, o ônibus estará na Secretaria de Estado de Gestão (SEGES), no Centro Político Administrativo, ao lado do Palácio Paiaguás.

 

No dia 8 de junho, a coleta externa será na Creche Nasla, na entrada do bairro CPA I (Morada da Serra), das 8h às 16h.

Já no sábado, dia 9 de junho, das 8h às 16h, o Hemobus estará atendendo na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal. No local haverá o tradicional evento Festival das Flores UDV.

Dia 12 de junho o ônibus estará no pátio do Tribunal de Justiça do Estado para atender aos servidores e visitantes que queiram se tornar doador voluntário de sangue e no dia 13 de junho a coleta externa será no prédio do Fórum Civil, no Centro Político Administrativo.

A agenda segue dia 19 na Creche Maria Eunice de Barros e dia 21 de junho no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A programação encerra-se no dia 28 no SENAR/MT, também Centro Político Administrativo.

No dia 30 de maio, a unidade de coleta localizada na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, em Cuiabá, irá receber 15 doadores da torcida do São Paulo, denominada Dragões da Real.

Ainda no mês de junho, dia 6, vinte voluntários da Associação Internacional de Intercâmbios Voluntários para Estudantes (AIESEC) comparecerão ao MT Hemocentro para doar sangue.

Os voluntários também podem doar sangue diretamente no MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso e que está localizado à Rua 13 de Junho, 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU), ao lado da Igreja Internacional da Graça. As campanhas emergenciais acontecem durante toda a semana.

O telefone da instituição é o (65) 3623-0044. Por este número também é possível saber o telefone e endereço das Unidades de Coleta e Transfusão que existem no interior do estado.

 

Seja um doador

Doar é rápido e muito fácil também. Todos os tipos sanguíneos são importantes para o MT-Hemocentro, mas os candidatos a doadores de sangue precisam conhecer as 06 (seis) prerrogativas importantes antes de efetuarem a doação:

- Estar Saudável - o doador precisa entender que o sangue dele, em 48 horas será transfundido em alguém que está muito doente ou em vias de morte. Ou seja, o doador não pode, por exemplo, nem mesmo estar com um simples resfriado para poder doar;

- Apresentar documento oficial com foto, válido em território nacional (CNH, RG, CTPS, Passaporte, por exemplo);

- Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados por um dos pais ou responsáveis e maiores de 60 já devem ter efetuado ao menos uma doação);

- Ter o peso acima de 50 KG;

- Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação;

- Dormir pelo menos 06 (seis) horas ininterruptas na noite anterior à doação.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114