Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Sexta, 01 de junho de 2018, 10h24

Frascos para armazenamento de leite materno podem ser doados na SES


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), representada pela Equipe de Promoção do Aleitamento Materno (ECAM), da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), comemorou durante o mês de maio o Dia Nacional de Doação de Leite Materno. Na data fixada para a ocasião, dia 19, a SES participou ativamente de um evento realizado no Pantanal Shopping, onde foram desenvolvidas atividades direcionadas às gestantes e mamães que estão amamentando. Também aconteceu um mamaço no local.

Em razão desta data, entre os dias 21 e 30 de maio a Secretaria foi um ponto de coleta de frascos de vidro com tampas plásticas, que é o tipo de vasilhame que pode ser utilizado no armazenamento de leite materno voltados para doação aos bancos de leite do estado de Mato Grosso. Porém, segundo Rodrigo Carvalho, nutricionista e técnico da ECAM, para manter a campanha, a SES passa a ser um posto permanente de arrecadação dos frascos. “Os mesmos serão encaminhados para os bancos de leite de Cuiabá e Rondonópolis, com os quais a Secretaria de Estado de Saúde tem compromisso”, disse o nutricionista.

A Doação do Leite Materno

Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

O dia 19 de maio é considerado marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano no auxílio ao acesso de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno. Apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114