» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Segunda, 04 de junho de 2018, 15h03

MT Hemocentro divulga agenda de coleta do ônibus na capital para o mês de junho


O Hemobus, ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro, inicia nesta terça-feira (05.05) a sua agenda de coleta externa na capital. A agenda divulgada pelo MT Hemocentro prevê coleta nos dias 5 e 7 de junho, na Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político Administrativo, ao lado do Palácio Paiaguás. “O atendimento aos servidores públicos do Estado vai começar às 8h e será encerrado às 16h nos dois dias de coleta de doação de sangue”, explicou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão.

A presença do Hemobus no Centro Político Administrativo foi solicitada pela Secretaria de Estado de Gestão e deverá atender, além dos servidores da pasta, os demais servidores do Palácio Paiaguás que queiram se tornar doadores voluntários.

No dia 8 de junho, a coleta externa será na Creche Estadual Nasla Joaquim Aschar das 8h às 16h. “A expectativa é que os pais de alunos e os profissionais que trabalham na creche se sensibilizem com a importância de doar sangue”, destacou a assistente social, Laís Nayane Silva da Cruz.

No sábado, dia 9 de junho, das 8h às 16h, o Hemobus estará atendendo na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal. No local haverá o tradicional evento Festival das Flores UDV e, por conta desse público, o ônibus será deslocado até a praça com a expectativa de conseguir atrair a atenção dos visitantes do festival.

“Essa será a primeira vez que o ônibus de coleta externa de sangue do MT Hemocentro retornará a uma Praça na Capital e durante um fim de semana, após ficar por mais de quatro anos parado por falta de condições de rodar”, destacou Silvana Salomão.

O ônibus foi reformado e reequipado há um mês e voltou a cumprir seu importante papel social na coleta de doação voluntária para abastecer o banco de sangue público que atende os pacientes internados nos hospitais públicos e nos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. A coleta realizada pelo ônibus representa 30 % do que é coletado por dia na unidade do MT Hemocentro na Capital.

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado terão a oportunidade de doar sangue sem precisar se deslocar até a unidade do MT Hemocentro. No dia 12 de junho o ônibus estará no pátio do Tribunal para atender aos servidores e visitantes que queiram se tornar doador voluntário de sangue. O atendimento no TJMT será das 8h às 16h.

No dia 13 de junho a coleta externa será no prédio do Fórum Civil, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O ônibus atenderá aos servidores e visitantes do Fórum e dos órgãos vizinhos, das 8h às 16h.

Os pais de alunos da Creche Maria Eunice de Barros e os servidores também serão atendidos pelo ônibus de coleta do MT Hemocentro, no dia 19 de junho, das 8 às 16 horas. O deslocamento do Hemobus para a unidade escolar atende ao pedido feito pela própria direção da creche.

No dia 21 de junho será a vez dos servidores e visitantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na capital, receberem o atendimento do ônibus no pátio do Tribunal, das 8h às 16h.

A agenda do ônibus para o mês de junho será encerrada no dia 28, no Senar/MT, na Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, s/nº, no Centro Político Administrativo. A presença do Hemobus do MT Hemocentro foi solicitada pela equipe da CIPA/SENAR – Comissão Interna de Prevenção de Acidente. Conforme Thayla Schenberger, membro da CIPA, no SENAR trabalham cerca de 140 funcionários.

Campanhas internas de doação continuam

Além da agenda itinerante do Hemobus, o MT Hemocentro preparou uma agenda interna de campanhas de sensibilização para a captação de novos doadores de sangue. A agenda prevê campanhas em parceria com entidades privadas.

No dia 6 de junho, a campanha será com a Associação Internacional de Intercâmbios Voluntários para Estudantes AIESEC. O presidente do Comitê da AIESEC, Matheus Stevanin informou que deverão comparecer ao MT Hemocentro cerca de 20 voluntários para doar sangue, ao longo do dia.

No período de 2 a 13 do mês de julho os funcionários do SICREDI deverão comparecer ao MT Hemocentro para doar sangue. A campanha foi proposta pela diretoria do banco que fará a mobilização dos seus funcionários.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, antes de programar a agenda de campanhas e de coleta externa do ônibus, esses parceiros foram visitados por técnicos do banco de sangue público que realizaram palestras educativas e atividades de sensibilização quanto à importância de ser um doador voluntário de sangue.

“Essas ações em parceria com a sociedade em geral, entes públicos e empresas privadas, asseguram o funcionamento do banco de sangue que depende exclusivamente de doações voluntárias e salva milhares de vidas que dependem do serviço público de saúde”, enfatizou Silvana Salomão.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114