» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quinta, 07 de junho de 2018, 14h22

Hemobus estaciona na Seduc e governador incentiva servidores a doarem sangue


Mayke Toscano
.

O ônibus do MT Hemocentro, chamado de Hemobus, está estacionado nesta quinta-feira (07.06) na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O governador Pedro Taques esteve no local, doou sangue e incentivou os servidores a fazerem o mesmo.

De acordo com a diretora-geral do Hemocentro, Silvana Salomão, a iniciativa é uma forma de comemorar o Junho Vermelho, que busca incentivar a doação de sangue, e poderá ser realizada todos os anos nos órgãos do Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

“Ontem [quarta-feira (06.06)] estivemos na Secretaria de Gestão (Seges), onde tivemos 30 voluntários e 16 bolsas de sangue foram colhidas. Hoje estamos na Seduc e amanhã [sexta-feira (08.06)] voltaremos à Seges. Nosso objetivo é criar o costume da doação de sangue junto aos servidores”, contou Silvana.

O professor de Educação Física, Justino de Souza Filho, foi o primeiro servidor da Seduc a fazer a doação e disse que ter o Hemobus no local de trabalho facilita a prática, pois não é necessário que o funcionário se desloque até o Hemocentro.

“Sou doador há muitos anos já e essa iniciativa nos anima ainda mais, além de incentivar que outros comecem a fazer a doação periodicamente”, comentou o servidor.

Logo após a doação, o governador Pedro Taques pediu que os demais funcionários da Seduc fizessem o mesmo. “Não doeu nada, foram 450 mililitros de sangue, em cinco minutos e meio, e é importante porque cada bolsa de sangue doada vai ajudar a quatro pessoas. É um ato de doação, precisamos fazer isso e o Hemocentro sempre precisa de voluntários”, disse Taques.

 

Quem pode doar

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e menos de 69, portando documento com foto e estando em boas condições de saúde pode doar sangue e salvar vidas. O ideal é o interessado ir até o local de doação e passar por uma triagem. Para ser doador também é necessário não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. Aconselha-se que tenha feito uma refeição pelo menos duas horas antes da doação.

Hemobus

Por semana são cerca de três a quatro coletas externas. O motorista desloca o ônibus às 5h30 até o local de coleta agendada; e às 17h retorna com o ônibus para o pátio do MT Hemocentro. Enquanto isso, o outro veículo de suporte transporta as bolsas de sangue até o setor de produção do MT Hemocentro a cada período do dia de trabalho.

O doador é atendido pela recepcionista que faz o cadastramento, depois passa por uma pré-triagem, por uma triagem clínica mais rigorosa que é realizada por uma médica e é essa profissional quem autoriza a doação de sangue; após a doação, o doador fica em observação por alguns minutos enquanto toma um lanche que faz parte do procedimento padrão de doação de sangue.

Para o agendamento da coleta externa são seguidos alguns critérios. Uma equipe técnica avalia as condições do espaço e da segurança do local, o fornecimento de energia, sanitários para o uso da equipe do ônibus, refeitório e internet para a realização de consulta de dados do doador quando do seu cadastramento.

O sangue coletado pelo Hemobus é processado no MT Hemocentro e é distribuído para os hospitais públicos e para os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. O agendamento de visita técnica pode ser feito pelo telefone (65) 3623-0044, das 07h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

 

Hemocentro

A unidade fixa do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, em Cuiabá, tem uma média diária de até 120 coletas de sangue; enquanto que o Hemobus coleta o equivalente a 30% da capacidade diária da unidade fixa.

Com essa produção extra, o Banco de Sangue Público consegue manter o seu estoque fora do limite de risco de desabastecimento, explicou a diretora. “O retorno é muito bom e já não estamos mais no nível critico, como antes”, afirmou Silvana Salomão.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114