» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Sexta, 08 de junho de 2018, 18h36

Campanha de coleta de frascos para armazenar leite humano recebe apoio de hospital referência


.

A iniciativa da equipe de Promoção do Aleitamento Materno (ECAM), da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), de instituir um posto de colega de frascos de vidro para armazenar leite humano recebeu o reforço do Hospital Geral que é referência estadual em banco de leite humano, com a doação de uma caixa personalizada para facilitar a captação.

A caixa está instalada no saguão de entrada da SES/MT. A Diretora Assistencial do Hospital Geral, Caroline de Moura, e o nutricionista Marcus Vinícius, Coordenador do Banco de Leite Humano - BLH, em colaboração com a SES para fortalecer as ações da Rede Global de Bancos de Leite Humano, visitaram a secretaria para conhecer de perto o projeto, acompanhados do nutricionista e técnico da secretaria, Rodrigo de Carvalho.

Segundo Rodrigo Carvalho, as embalagens coletadas na SES serão doadas para os bancos de coleta de leite humano de Cuiabá e de Rondonópolis. “A cada instante a Rede Global de Bancos de Leite Humano em Mato Grosso fica mais articulada e fortalecida para oferecer um serviço de qualidade às mamães e aos bebês prematuros”, destacou o representante da SES/MT.

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral é referência estadual de Mato Grosso para a Rede Global de Bancos de Leite Humano sendo, também, o pioneiro. Além de realizar o armazenamento, pasteurização, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado para aos bebês internados na UTI Neonatal, também acolhe as mulheres mães no processo da amamentação, aconselhando sobre os benefícios do aleitamento materno, a melhor forma de posicionar o bebê para ele mamar confortavelmente e, se houver algum problema na amamentação ou em suas mamas, os técnicos estão capacitados para cooperar na solução, informou Caroline de Moura.

De acordo com a representante do HG, para a captação do leite materno doado pelas doadoras cadastradas, o Banco fez uma importante parceria com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que três dias da semana disponibiliza um carro, motorista e um trabalhador técnico para buscar o leite materno na casa das doadoras.

A Doação do Leite Materno

Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Importante ressaltar que a assistência às mães com dificuldades na amamentação se estende a todas as mulheres. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (065) 3363-7035, do Hospital Geral.

Outras informações sobre as parcerias para a promoção do aleitamento podem ser obtidas com a equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável – EPAMACS da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso - SES/MT- SAS- COPHS, pelo telefone (65) 3613-5415.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114