» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 13 de junho de 2018, 09h04

Hemobus arrecadou 76 bolsas de sangue no Centro Político


A Campanha de Doação de Sangue realizada na última semana pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Segurança do Trabalho, em parceria com o MT-Hemocentro no Centro Político Administrativo, arrecadou 76 bolsas de sangue em três dias. Cada bolsa tem capacidade de 450 ml e pode salvar até quatro vidas. Isso significa que até 304 vidas poderão ser salvas com as doações feitas pelos servidores públicos estaduais.

Foram 39 bolsas arrecadadas entre os dias cinco e oito de junho, datas em que o Hemobus ficou estacionado em frente à Secretaria de Gestão, e outras 37 no dia sete de junho, quando esteve na Secretaria de Educação.

Para o coordenador de Saúde e Segurança no Trabalho da Seges, Flávio Jabra Peixoto, o resultado foi acima da média, já que a média diária de coleta no Hemocentro é de 20 bolsas, onde o atendimento é em período integral. “Os servidores públicos estão de parabéns, pois aderiram em massa à campanha. Se levarmos em consideração que dos três dias, em dois o atendimento foi somente meio período, o resultado se mostra melhor ainda”.

Embora a campanha de doação de sangue tenha ultrapassado seus objetivos com o empenho dos servidores, a diretora do Hemocentro, Silvana Salomão Cury Veloso, destaca que essa é uma conta que nunca fecha, pois a demanda é muito grande. A ação fez parte da programação do junho vermelho, mês da imunização e sensibilização para doação de sangue. A parceria teve o intuito de trazer até o servidor público a oportunidade de doar sangue de forma prática, próximo do serviço, e também contemplar a necessidade do banco público de sangue de repor o estoque.

O Grupo de Trabalho em SST é responsável pelo planejamento de ações e implementação da Política de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado. A equipe é multidisciplinar e possui membros que representam 11 órgãos estaduais.

 

Quem pode doar

Quem não conseguiu doar, pode procurar o Hemocentro. Qualquer pessoa com mais de 18 anos, portando documento com foto e estando em boas condições de saúde pode doar sangue e salvar vidas. Para ser doador também é necessário não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. Aconselha-se fazer uma refeição pelo menos duas horas antes da doação.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114