» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 13 de junho de 2018, 16h21

Enfermeiros passam por capacitação em infecção hospitalar no norte do estado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção, realizou no dia 07 de junho uma capacitação para enfermeiros dos hospitais sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que reuniu profissionais das regionais de saúde de Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo. A ida da equipe ao norte de Mato Grosso também incluiu inspeções em dois hospitais regionais.

A capacitação, que objetivou auxiliar na implantação e implementação das Comissões de Controle de Infecção (CCIH) e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) desses hospitais, teve como palestrantes as técnicas do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção da SES/MT, Rosângela de Oliveira e Dannyelle Albuquerque.

 

Foram trabalhados assuntos como definição de infecção hospitalar ou infecção relacionada à assistência a saúde (IRAS), como montar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), como elaborar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), legislações relacionadas, o que deve ser notificado, dentre outras informações.

Esta ação deve ocorrer com todas as regionais de saúde do estado até o mês de setembro de 2018 como parte do projeto para melhorar a adesão às notificações de infecções do sitio cirúrgico, principalmente em partos cesariana no Estado, seguindo as determinações para notificações de IRAS pela ANVISA.

Supervisões

Os Hospitais Regionais de Colíder e de Alta Floresta receberam nos dias 6 e 8 de junho, respectivamente, visita de supervisão técnica nos seus serviços de prevenção e controle de infecção (SCIH). As visitas foram realizadas pelas técnicas do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção (SECIH).

De acordo com a coordenadora do SECIH, enfermeira Rosângela de Oliveira, o objetivo da visita técnica é a avaliação do desenvolvimento dessas ações no hospital e, com base nessas informações, são propostas por meio de relatórios técnicos e notificação, ações para otimização desse serviço, possibilitando a melhoria da qualidade e segurança da assistência prestada aos pacientes.

A enfermeira Rosenilda Pereira da Silva Souza, coordenadora do setor de enfermagem do Hospital Regional de Alta Floresta, destaca a importância da presença da equipe no município. “Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre a questão da infecção hospitalar”, afirma, se referindo não somente aos hospitais de pequeno porte, que ainda não aderiram ao serviço, como para o HR de Alta Floresta.

“Durante a inspeção, cada setor do hospital vistoriado pelas técnicas representou um novo aprendizado nessa busca permanente da melhoria da qualidade do serviço prestado”, completa Rosenilda Souza.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114