Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 24 de julho de 2018, 23h31

Sobe para 11 o número de mortes por influenza em Mato Grosso


O estado de Mato Grosso já contabiliza 11 mortes por influenza de acordo com informe epidemiológico divulgado na última quinta-feira (19.07) pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). São dois casos a mais em relação ao boletim divulgado 30 dias atrás.

Os óbitos por influenza ocorreram em Cuiabá (02), Nova Mutum (03), Sorriso (01), Tangará da Serra (01) e Várzea Grande (04). Além disso, já foram notificadas 63 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 11 casos suspeitos de morte por influenza estão sendo investigados.

Foram notificados ao todo, em 2018, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Influenza Web, 339 casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso, sendo 54 (15,9%) com resultados positivos para influenza A e B. Desses 339 casos, 11 evoluíram para óbito por influenza e 63 para a SRAG.

A sazonalidade começou no estado com a circulação do vírus Influenza A H3N2. Em seguida verificou-se o aumento do vírus da Influenza A H1N1pdm9, ou seja, o mesmo da pandemia de 2009.

Para conter o avanço do vírus, o Ministério da Saúde realizou uma campanha nacional de vacinal no período de 23 de maio a 22 de junho passado. Mato Grosso superou a meta da campanha com um índice de 94%.

COMO SE PEGA: Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus no período compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas até 5 dias após os mesmos. A transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Também se pode transmitir a doença pelo modo indireto por meio do contato com as secreções do doente.

SINAIS E SINTOMAS: febre (> 38°C) com duração em torno de três dias, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), calafrios, prostração, tosse seca, dor de garganta, espirros e coriza, pele quente e úmida, olhos hiperemiados e lacrimejantes, garganta seca, rouquidão e sensação de queimor retroesternal ao tossir, aumento dos linfonodos cervicais, sintomas gastrintestinais (diarreia), astenia (fraqueza) e náuseas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114