» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quinta, 04 de outubro de 2018, 09h11

Dia do Doador de Sangue entra no calendário municipal de datas comemorativas


.

Doar sangue além de ser um ato de amor, é uma forma de ajudar o próximo e o mais importante, salva vidas. Para se ter uma ideia, cada bolsa de sangue coletada salva em média três a quatro vidas.

Pensando nisso e como forma de valorização dessas pessoas, doadoras de sangue, a Prefeitura de Cuiabá incluiu no calendário oficial do município, o dia Municipal do Doador de Sangue. Fica instituído, no âmbito do Município de Cuiabá, o dia 15 de março, a ser comemorado anualmente. A data foi criada por meio da lei de nº 6.302 de 28 de setembro de 2018, tendo como objetivo principal o de prestar homenagem a todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário.

Para ser um doador de sangue, é necessário cumprir alguns requisitos. Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação, estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, sete dias, não estar em período de gravidez ou amamentação, não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses, não ter feito uso de drogas injetáveis, não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas, não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses

A OMS comemora, desde 2005, o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como intuito conscientizar a importância do ato e homenagear os voluntários que já praticam a doação. Já o dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro em todo o Brasil.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114