Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Domingo, 07 de outubro de 2018, 12h43

Em São Paulo, ONU apoia encontro latino-americano de mulheres com HIV


Teve início neste domingo (7), em São Paulo, o encontro do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas (MLCM+), que reunirá ativistas pelos direitos da população com HIV. Evento definirá um plano de trabalho para o quadriênio 2018-2022, além de discutir violência de gênero, direito à saúde sexual e reprodutiva, estigma, discriminação e desafios associados aos movimentos migratórios. Iniciativa tem a participação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Esta é a primeira conferência do movimento após mais de uma década sem reuniões. Atividades vão até quarta-feira (10). O evento também vai abordar os métodos de prevenção combinada atualmente disponíveis para as mulheres com HIV.

Fundada em 1999, a articulação regional tem representação ativa em 13 nações — Colômbia, Guatemala, Paraguai, México, Venezuela, Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Honduras, Brasil, Cuba e Panamá. As ativistas Jacqueline Côrtes, Jenice Pizão e Silvia Aloia são as representantes do Brasil.

O UNFPA apresentará os marcos globais da Agenda do Cairo, que completa 25 anos em 2019. O organismo também explicará as legislações nacionais que regem as políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva.

Segundo o especialista do Fundo de População, Caio Oliveira, debater as políticas de direitos sexuais em um contexto latino-americano é importante para compartilhar as experiências vividas pelas mulheres nos países e identificar desafios.

“Com isso, pode ser possível desenvolver um plano regional para apoiar a resposta à epidemia de HIV/Aids referente a essa população. Nesse sentido, é fundamental o papel do MLCM+ no processo de articulação regional, aproximando os países num modelo de cooperação mútua e horizontal”, ressalta Oliveira.

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, também participará das atividades, assim como o Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo. A sigla IST se refere às infecções sexualmente transmissíveis. O evento acontece no Hotel Braston.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114