Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Segunda, 15 de outubro de 2018, 18h05

Casa da Saúde Indígena celebra o Dia das Crianças


Hoje existem 22 pessoas morando na Casa da Saúde Indígena (CASAI) do Distrito Federal, localizada na Rodovia DF 250. Dessas 22 pessoas, metade são crianças. E a equipe responsável pelo atendimento – chefe, pedagogo, nutricionista, assistente social e outros – organizou uma manhã especial para alegrar a criançada.

Os meninos e meninas das etnias Yanomami, Wapichana, Kamaiurá, Kalapalo, Macuxi e Matipu puderam brincar em pula-pula, cama elástica e na piscina, além de ganharem bolas e carrinhos e fazerem pinturas corporais. Depois foi oferecido um lanche para todos os internados e acompanhantes, que vêm de várias regiões do país. “É um lugar que eles vêm pra receber tratamento, então no geral não é exatamente uma estadia agradável. A gente faz essas atividades lúdicas em datas festivas para amenizar o cotidiano e integrar as culturas”, diz a assistente social da CASAI, Fátima Carvalho.

As crianças ainda botaram a mão na massa: ajudaram a plantar sementes de abóbora, pimenta, melancia e couve no viveiro de mudas. Em breve, as plantas germinadas pelos pequenos indígenas farão parte da horta que será inaugurada na CASAI. Serão verduras, legumes, plantas condimentárias, aromáticas e fitoterápicas cultivadas a partir de sugestões dos próprios visitantes da Casa.

Também teve exposição de artesanato, que terá um refúgio permanente na CASAI. A chamada “casa branca” está sendo montada a partir de sugestões de diferentes etnias para ser um espaço para a produção de artesanatos, modelagens e para exposição de diferentes materiais representativos de suas culturas.

O festejo contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre trabalhadores, internados e acompanhantes. Segundo a enfermeira Aline Ferreira, é um bom sinal haver apenas 22 pessoas alojadas na CASAI às vésperas do feriado: “É um sinal de que os tratamentos estão surtindo efeito e as pessoas estão melhorando”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114