Cuiabá | MT 18/04/2024
Saúde
Terça, 13 de novembro de 2018, 20h07

SESAI em Ação no DSEI Guamá-Tocantins amplia atendimento a indígenas


O Secretário de Saúde Indígena, Marco Toccolini, acompanha, ao longo desta semana, ações do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI), no estado do Pará. Além de acompanhar a abertura do evento SESAI em Ação na aldeia Aminã, em Santarém (PA), ele também visita a Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Oriximiná e a aldeia Zo’é, em Cuminapanema.

Entre 12 e 16 de novembro, a aldeia Aminã, do povo Tupaiú, recebe o SESAI em Ação na região do médio Rio Arapiuns (município de Santarém). A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Esperança de Ensino Superior. Será a 4ª ação do tipo na região, que atenderá cerca de 800 indígenas de 11 aldeias.

O atendimento é realizado em uma embarcação com estrutura completa de unidade de saúde, com sala de acolhimento, consultórios, farmácia, laboratório, cozinha, banheiros e alojamento para a equipe. Serão oferecidos serviços de atendimento médico clínico e especializado nas áreas de ginecologia, pediatria e dermatologia; atendimento laboratorial e odontológico; avaliação nutricional e imunização. Também serão desenvolvidas ações de educação sexual, educação em saúde, enfermagem e de saúde da criança.

Recentemente, o DSEI Guamá-Tocantins contratou 19 profissionais de saúde para a CASAI de Santarém e para Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), além de renovar o contrato de horas de voo em helicóptero para resgates e urgências e disponibilizar carros novos para o Polo Base e para a CASAI.

CASAI Oriximiná
Marco Toccolini também visita a CASAI de Oriximiná, que será reconstruída e inaugurada até o dia 16. A CASAI é referência para uma população de 2.416 indígenas de 21 aldeias do Polo Base de Oriximiná. São oito etnias distribuídas ao longo dos rios Mapuera, Cachorro e Trombetas. A nova CASAI terá até 120 vagas, sendo equipada com redário para até 60 redes, refeitório amplo, posto de enfermagem, sala de equipes, cozinha, estacionamento, farmácia, brinquedoteca, sala de convivência, auditório, um bloco administrativo e 13 enfermarias para quatro pacientes cada.

Aldeia Zo’é
O Secretário fecha sua viagem ao Pará com uma visita à aldeia Cuminapanema, do povo Zo’é. Distribuídos em 12 aldeias, são 309 indígenas dispostos em uma área de 600 mil hectares no município de Óbidos (PA). As ações são realizadas na base do DSEI em Cuminapanema, onde se localiza a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI). Considerados de recente contato e semi-isolados, os Zo’é tiveram seu primeiro contato com não-indígenas há aproximadamente trinta anos. Dois princípios fundamentais do trabalho desenvolvido pela equipe do Polo Base de Santarém que atua junto aos Zo’é: o respeito à cultura do povo e a prática da assistência na própria área indígena, evitando ao máximo a realização de remoções. Quando a remoção é necessária, o indígena Zo’é é encaminhado para a CASAI Santarém.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114