Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Sexta, 16 de novembro de 2018, 19h01

Projeto ?Prótese em um dia? começa a atender em Porto Seguro


A população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia está recebendo próteses dentárias a partir da realização de uma atividade de ampliação de atendimento odontológico especializado na reserva Pataxó Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda (BA). A ação é uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdade São Leopoldo Mandic.

O projeto, que está sendo desenvolvido entre os dias 15 e 19 de novembro, pretende promover a reabilitação bucal dos indígenas, visando à recuperação de funções como mastigação, fala e estética. O projeto oferece até 80 próteses – 16 por dia –, além de capacitar dentistas e auxiliares de saúde bucal do Polo Base Porto Seguro – o mais populoso do DSEI/BA. De 14 a 17 de agosto, seis cirurgiões-dentistas – sendo um indígena – foram capacitados como multiplicadores para a confecção de próteses. A formação é oferecida pelas universidades e permite produzir, em apenas um dia, uma prótese que levaria aproximadamente um mês para ficar pronta.

A ação ocorre na cidade de Porto Seguro (BA) e tem duas etapas: primeiro, são feitas as provas para a montagem das próteses sob medida por paciente indígena; depois, são realizados os retoques finais, como o polimento. O processo dura cerca de oito horas e, no final do mesmo dia, os pacientes recebem a prótese. As equipes do DSEI realizam o acompanhamento permanente dos indígenas atendidos, orientando quanto ao uso, manutenção e fazendo os ajustes, caso necessário.

A professora de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Almenara de Souza Fonseca Silva, ressalta a importância de fazer o atendimento dentro da aldeia: “Podemos desenvolver a prótese com mais rapidez e evitar que o indígena tenha que se deslocar até algum centro urbano”. O cacique da Aldeia Velha, Ângelo Pataxó, agradece o trabalho oferecido à população: “A comunidade toda está muito feliz com esse projeto, que traz o sorriso e a autoestima às pessoas. Isso é muito gratificante”!

O Polo Base de Porto Seguro atende os municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália, além do homônimo – o que corresponde a uma população de 15 mil indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá. No total, a região do DSEI Bahia abrange 23 municípios: são 29.284 indígenas de 21 etnias distribuídos em 77 aldeias e atendidos por nove Polos Base.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114