Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 28 de novembro de 2018, 17h37

Ministério não repassa Caderneta de Saúde e compromete atendimentos em Cuiabá


A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde informou que o processo de licitação para a impressão da Caderneta de Saúde da Criança deste ano está tramitando e tão logo se conclua, a Caderneta será distribuída aos Estados. A informação foi emitida pelo órgão em 30/07/2018, às 18h08, conforme horário oficial de Brasília e, desde então, as secretarias estaduais e municipais de Saúde atuam com dificuldades e sem prazo para o recebimento das remessas deste ano.

Em Cuiabá, a falta de repasse das Cadernetas de Saúde da Criança por parte do Governo Federal está, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, causando transtornos e insatisfação à população, uma vez que a Caderneta é usada por equipes de saúde e familiares para, dentre outras funções, acompanhamento do calendário vacinal da criança do zero aos 12 anos.

“A população está preocupada porque o ciclo normal é que ao nascer à criança já saia da maternidade com a caderneta ou busque-a em uma Unidade Básica de Saúde para, por meio dela, acompanhar o calendário vacinal, evolução clínica e ciclo de crescimento. Entretanto, isso não tem ocorrido devido ao atraso por parte do Ministério da Saúde, culminado em transtornos e profunda insatisfação da população”, explicou a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng.

Para diminuir os impactos à população, a diretora ressalta que a gestão Emanuel Pinheiro vem desde o início do mandato, desenvolvendo diversas estratégias, dentre elas o uso de “folhas espelhos”.

“Com contrapartida própria, o município produziu um montante considerável que atendeu a população do início da gestão Emanuel até poucos meses atrás. Como o MS ainda não honrou seus prazos e, não possuímos orçamento aprovado para nova compra, estamos trabalhando com estratégias de ‘folha espelho’ (cópia do calendário vacinal da Caderneta) até que a distribuição seja restabelecida”, frisou.

PERÍODO DE MATRÍCULA

Outra estratégia definida entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Cuiabá é o aprazamento da exigência de apresentação da cópia do cartão vacinal no ato de matrículas escolares.

“A cópia do cartão de vacina é uma exigência das unidades escolares do município no ato da matrícula. Entretanto, recebemos da secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, diversas situações de extravios do cartão. Para estes casos, a adjunta informou que a Educação aguardará até que a distribuição da Caderneta seja regularizada para só então exigir a entrega”, finalizou a diretora.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114