Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 30 de novembro de 2018, 15h26

Ministério da Saúde inicia as atividades do PET-Saúde/Interprofissionalidade


Nos dias 26 e 27 de novembro, a capital Brasília sediou a 1ª Oficina com os coordenadores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A nona edição do programa teve como eixo temático a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas em saúde.

“O PET-Interprofissionalidade consiste em uma das estratégias mais promissoras que compõe o conjunto das ações do plano de Educação Interprofissional do Brasil, pelo fato de permitir, de forma mais concreta, a realização de iniciativas que poderão colocar em prática os aspectos teóricos, por meio da atividades educacionais envolvendo estudantes das mais diversas graduações da área da saúde, compartilhadas com profissionais dos serviços de saúde e usuários, o que viabilizará o desenvolvimento de práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde(DEGES/SGTES/MS), Cláudia Brandão.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS / OMS) no ano de 2016.

Todas as regiões do país foram contempladas com projetos aprovados para a edição do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Ao todo, 120 projetos foram aprovados, com aproximadamente 7.000 participantes - dentre estudantes de graduação da área da saúde, docentes, profissionais e gestores dos serviços de saúde - que estarão envolvidos nas ações do programa durante dois anos.

Durante a oficina, os 120 coordenadores do PET-Saúde/Interprofissionalidade receberam orientações sobre os aspectos operacionais do programa – atribuições e compromissos - e debateram sobre as bases conceituais e metodológicas da Educação Interprofissional (EIP), além de uma ampla discussão sobre os mecanismos de avaliação, monitoramento e acompanhamento dos projetos que serão realizados pelo ministério da saúde.

Ao final do evento, que contou com a participação do Ministério da Educação, Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (REBETIS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), foi lançado um conjunto de publicações para apoiar o processo de implementação dos projetos PET-Saúde/Interprofissionalidade.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114