Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Domingo, 09 de dezembro de 2018, 13h35

Enfermeiras Obstetras do HBSH transformam placenta em arte para recordação das mães


Enfermeiras obstetras do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) estão desenvolvendo em suas práticas humanizadas um trabalho de arte com a placenta das mamães, chamado de "carimbo de placenta" ou "árvore da vida. O nome remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário. A impressão pode ser feita sobre uma tela, papel ou tecido, usando tinta ou o próprio sangue da placenta.

"A placenta dá suporte ao bebê durante toda a gestação. Transporta nutrientes, sangue, oxigênio e mantém o bebê vivo dentro do útero por 9 meses. Logo depois que o bebê nasce um carimbo desse órgão tão importante pode ser feito, eternizando assim esse momento", disse a enfermeira, Khassiany Ferreira.

 

Para Raisa Moraes, que teve seu bebê nesta quinta-feira (06.12) de parto normal, essa arte traz felicidade. "É uma pintura que remete uma mensagem de carinho da enfermeira que me acompanhou durante todo o trabalho de parto, que se dedicou e me incentivou a todo o momento e uma lembrança desse dia tão especial na minha vida, que foi a chegada do meu filho", disse a mãe que acrescentou ainda que vai emoldurar a pintura e colocar no quarto do seu filho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114