» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Terça, 29 de janeiro de 2019, 05h53

'Liga da Saúde' buscará reduzir obesidade entre crianças e adolescentes


 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a existência de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. No Brasil, uma a cada três crianças está com sobrepeso. Os dados são preocupantes e levaram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a recomendar a priorização de ações de prevenção e combate da obesidade infantil e promoção da alimentação saudável e do aleitamento materno.

No âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, algumas iniciativas começam a ser desenvolvidas. Em Sorriso, por exemplo, haverá no próximo dia 05, às 9h, na sede das Promotorias de Justiça, audiência pública para o lançamento do projeto "Liga da Saúde". Palestras, rodas de conversa, visitas às unidades de ensino, teatro infantil, reuniões, audiências públicas e distribuição de cartilhas informativas serão algumas das estratégias utilizadas para atingir o público-alvo.

 

Além das ações de sensibilização, o projeto também prevê atendimento psicológico e orientativo às crianças e familiares. O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas explica que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso já começou a realizar um levantamento sobre os cardápios usados pelas escolas para distribuição de merenda escolar; sobre os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados nas cantinas; e também se o tema alimentação saudável está sendo trabalho nas unidades de ensino.

 

A expectativa é de que até o final do ano os casos de obesidade infantil em Sorriso sejam reduzidos em ao menos 30%. Para a execução do projeto, o MPMT conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, de professores, pedagogos, diretores de escolas, assessoria pedagógica da Seduc, dos membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, alunos, associações de moradores e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114